Além da IA: Google Discover terá posts de redes sociais e vídeos do YouTube
Por Bruno De Blasi |

O Google Discover, feed de notícias da tela inicial do Android, do Chrome e do app de buscas, agora terá publicações de redes sociais e vídeos do YouTube Shorts. A mudança foi anunciada pela empresa nesta quarta-feira (17) após a empresa iniciar testes de resumos de IA na plataforma.
- O que é o Google Discover e como funciona
- Google lança app para Windows que busca páginas da web e arquivos
A mudança modifica o aspecto do Discover, que, até então, trazia apenas links para portais e blogs com notícias e reportagens. Agora, segundo o Google, o painel vai reunir outros formatos para “explorar facilmente conteúdos de suas vozes e publishers favoritos, independente de onde postam”.
Na atualização, a companhia vai incluir inicialmente conteúdos do Instagram, X e YouTube Shorts. A previsão é que mais plataformas sejam incluídas no futuro.
O Discover também ganhou ferramentas para personalizar o feed, com opção para seguir portais e criadores de conteúdos na plataforma, assim como ocorre no Google Notícias.
“Nosso foco é ajudar editores e criadores a se conectarem com seus públicos na Pesquisa. Recentemente, adicionamos a possibilidade de escolher fontes de notícias preferidas nas Notícias principais. E continuaremos a adicionar ainda mais maneiras para que as pessoas se conectem diretamente com os editores e criadores que adoram no Discover”, disse a empresa.
Conforme observado em testes do Canaltech, a atualização já está disponível aos brasileiros.
Mudanças no Discover
Esta é mais uma mudança no feed do Discover apresentada nos últimos meses. Em julho, o Google levou os resumos de IA do buscador, oficialmente conhecidos como “Visão geral”, para o painel. Assim, além dos links, os usuários ganham uma breve descrição dos assuntos abordados pelos portais sem precisar sair da plataforma.
A inclusão das prévias geradas por inteligência artificial, por outro lado, gera preocupações: especialistas ouvidos pelo Canaltech em julho apontaram para o risco de queda de tráfego orgânico nos portais com base na experiência do lançamento das Visões Gerais Criadas por IA.
A ferramenta, no entanto, ainda está em fase de testes e restrita aos Estados Unidos. Não há previsão de lançamento no Brasil e em outros países.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Google AI Pro x AI Ultra: o que muda entre os planos?
- Como fazer uma pesquisa no Google Acadêmico
- O que é 'Modo IA' no Google? Veja como usar o novo recurso de busca
VÍDEO: Por que é TÃO difícil SAIR dos ecossistemas da Apple e do Google?