O que é o Google Discover e como funciona

O que é o Google Discover e como funciona

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 05 de Maio de 2021 às 16h50
Divulgação/Google

O Google Discover é um recurso do Google para celulares com o objetivo de trazer sugestões de leitura de acordo em formato de feed com as preferências do próprio usuário. Em dispositivos móveis, o recurso pode ser acessado pelo app do Google (Android | iOS) ou na página inicial do Chrome (Android | iOS).

A grande diferença do Discover para a pesquisa tradicional é que, na pesquisa, é necessário digitar um termo para acessar conteúdos relacionados. O Discover, por outro lado, oferece resultados automaticamente com base em tendências de pesquisa e interesses do usuário. A ferramenta não valoriza apenas conteúdos muito recentes, mas também abre espaço materiais considerados úteis.

Google Discover: como funciona

Para criar um feed do Discover, o Google utiliza informações do dispositivo e dados relacionados à conta do Google de cada indivíduo. Isso inclui, por exemplo, histórico e atividade de pesquisas e configurações de localização.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Visualização do Discover pelo app do Google (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O feed de notícias, por sua vez, é gerado utilizando diferentes fontes, desde que possuam artigos relacionados aos temas de interesse e sigam as políticas de conteúdo da plataforma. Durante a navegação, o usuário pode ocultar temas ou sites que não tenha tanto interesse, salvar links e criar coleções.

A visualização não inclui apenas notícias: em outubro de 2020, uma atualização na plataforma incluiu Stories para a navegação no app do Google. Dessa forma, leitores conseguem acessar galerias rapidamente e sem sair do feed de notícias.

Como gerenciar os seus interesses

O Discover permite que o usuário siga alguns temas específicos e oculte assuntos que não sejam do interesse para visualização. Isso pode ser feito rapidamente pelo app do Google:

Passo 1: pressione o ícone de três pontos em um dos artigos exibidos pelo Discover. Em seguida, selecione "Gerenciar interesses";

Acesse a área de gerenciamento dos interesses (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: na próxima tela, é possível visualizar os temas que você já segue. Desça a tela para encontrar mais sugestões de temas com base em sua atividade. É possível ocultar ou seguir cada opção.

App permite seguir temas para receber mais atualizações (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O que acha do Discover? Comente!

Fonte: Central da Pesquisa Google, Ajuda do Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.