Agora você pode traduzir texto de capturas de tela mais rapidamente no Android

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2021 às 13h00
Igor Almenara/Canaltech

Traduzir informações de uma página para compartilhar com alguém se tornou ainda mais simples no Android 11. O Google Lens foi integrado à ferramenta de captura do sistema e agora é capaz de fazer traduções logo da tela de edição rápida, produzindo de forma instantânea uma nova captura com enunciados em qualquer idioma escolhido.

Assim que o usuário faz uma nova captura da tela, uma miniatura da figura é colocada no canto inferior esquerdo para edição. Ao lado dele, as opções rápidas agora abrigam o botão "traduzir" com o ícone do Google Lens. Assim que selecionado, o app é colocado em primeiro plano já com o texto reconhecido pronto para ser traduzido.

Na parte inferior da nova tela, o Lens oferece uma bandeja com itens em acesso rápido, como copiar os elementos na tela para a área de transferência, baixar o idioma detectado para traduções offline, ler o texto no Google Tradutor ou compartilhar em alguma das redes sociais instaladas.

Essa é mais uma das ampliações do Google Lens, que vem sendo integrado a outros produtos do Google como forma de estender o seu alcance. No Google Fotos, por exemplo, a integração envolve recursos acessíveis a partir da bandeja de opções em cada captura, permitindo traduzir o conteúdo da imagem, detectar textos e pesquisar os elementos contidos nas fotos. Até mesmo o PC, que ainda não tem o Google Lens, recebeu uma novidade para ajudar a detectar textos de imagens.

A novidade aqui, infelizmente, deve ser algo restrito aos smartphones com Android mais próximos da versão do Google. Na One UI da Samsung, por exemplo, as opções rápidas são totalmente diferentes e não devem receber integração com o app de reconhecimento. O Android 12 também deve receber a novidade, mas somente a versão final do sistema operacional — que deve sair em meados de setembro.

Não se sabe exatamente de onde vem o atalho do Google Lens, mas deve ser alguma novidade do app Device Personalization Service, plataforma que é responsável por parte das expansões do ecossistema do Google pelo Android. Portanto, é válido atualizar o aplicativo se existir algum download pendente para conferir se o acesso rápido chega ao aparelho.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.