Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos começa a "ler" fotos com Google Lens em nova atualização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2021 às 15h50

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Google

Em uma atualização discreta, o Google Lens foi integrado de vez ao Google Fotos. Para facilitar a consulta do app inteligente em fotos da galeria, a Gigante das Pesquisas adicionou uma seção para acesso rápido na bandeja de opções de cada imagem presente na galeria do celular.

O Google Lens é a conhecida ferramenta da companhia que dá a qualquer câmera Android capacidades de “leitura” de textos e outros adicionais interessantes, como a resolução de expressões matemáticas ou identificação de locais.

A análise de fotografias a partir da galeria, por sua vez, não é tão simples quanto no Google Fotos, visto que une todos registros num grande bloco, separando apenas as capturas de tela. Provavelmente pensando nessa dificuldade, a companhia integrou o app inteligente à sua galeria de fotos, redirecionando o usuário rapidamente para as principais ferramentas da lente inteligente.

Continua após a publicidade

O Google Lens, por sua vez, analisa cada fotografia antes que o usuário selecione a opção na bandeja inferior. Se algum texto estiver visível na captura, a integração oferece a “cópia do texto da imagem” numa opção rápida na parte inferior da tela. Se selecionado, ele entra em ação e faz a seleção do texto disposto na tela para levá-lo à área de transferência.

Na parte inferior, por sua vez, a seção “Pesquisar dentro desta foto” dispõe um card com ferramentas para copiar texto, pesquisar elementos rapidamente na web, ouvir ou traduzir as informações. A seção não apresenta todas as ferramentas disponíveis no Google Lens, mas conta com algumas mais importantes para o uso geral.

Quando selecionadas, as opções invocam o Google Lens baixado no celular. A partir disso, todos os recursos do app ficam disponíveis via botão de "três linhas" no canto inferior esquerdo, logo acima da seção para pesquisa na web.

Continua após a publicidade

Não se sabe exatamente quando a atualização foi liberada pelos servidores, mas ela já começou a ser distribuída para todos os usuários. Se não estiver disponível no seu aparelho, tente atualizar o aplicativo Google Fotos, baixe o Google Lens e verifique outra vez a presença do novo card.

Fonte: Android Police