Google Lens oferece tradução em tempo real mesmo para quem está sem internet

Por Felipe Junqueira | 26 de Janeiro de 2021 às 13h00
Daniel van den Berg/Unsplash

O Google começou a liberar a tradução offline pelo Lens, algo que deve permitir a viajantes sem pacote de dados traduzirem placas e cardápios em tempo real, por exemplo. O recurso exige o download de um arquivo, que deve ser feito pelo usuário quando tiver acesso à rede, obviamente.

Ao abrir a opção de tradução dentro do Google Lens, você pode ver uma etiqueta com os idiomas utilizados. Geralmente, ele aparece com a detecção automática para o português, caso o seu celular esteja configurado na nossa língua. Tocando nessa etiqueta, há um menu de opções para fazer a tradução, e caso a transposição offline já esteja disponível em seu aparelho, você poderá fazer o download do pacote em um botão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O app vai informar o tamanho do arquivo a ser baixado e quanto espaço sobrará em seu celular ao término da instalação. Não é um download pequeno, já que são baixadas diversas palavras para permitir o uso sem internet. É um serviço um pouco diferente da transcrição por voz presente no Gboard, apesar de o objetivo ser bastante semelhante.

Tela que permite o download de pacotes de tradução no Google Lens (Imagem: Reprodução/9To5Google)

A vantagem é que viajantes podem traduzir menus, cartazes, placas e afins mesmo quando estão sem conexão, ou optar por economizar o pacote de dados internacional ao fazê-lo. O Google Lens faz tradução em tempo real de vários idiomas para diversos outros, e nem é necessário tocar o botão de captura para isso, basta apontar para um texto a ser traduzido e aguardar a transposição no idioma de sua escolha.

Além do Lens, o Google oferece acesso offline a uma série de serviços, sempre com o download de um pacote no seu dispositivo. Isso inclui de mapas a documentos, e passa também pela busca, com a diferença que, neste último caso, você pode fazer uma pesquisa quando está sem internet e o celular mostrará os resultados quando conseguir conexão.

Fonte: 9To5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.