Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Lens agora está integrado também à versão desktop do Google Fotos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Abril de 2021 às 11h30

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google colocou suas lentes inteligentes em expansão em seu ecossistema, desta no desktop. Pela primeira vez, o Google Fotos para navegador recebeu uma das funcionalidades do Google Lens e agora é capaz de “ler” textos contidos nas imagens.

Não é a estreia oficial do Lens para desktop, mas é a introdução do Reconhecimento óptico de caracteres (OCR) à plataforma web. A função flagrada pelo site 9to5Google viabiliza a varredura do conteúdo da imagem para realizar pesquisas rápidas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Curiosamente, dentro do Fotos, o processo de reconhecimento de caracteres é feito com as mesmas animações que o Google Lens. Quando essa opção é selecionada, círculos começam a "pipocar" na foto até que a varredura termine. Então, todo o texto identificado é levado para uma coluna localizada à direita, já pronto para ser copiado — mas sem permitir qualquer edição neste momento.

Infelizmente, diferente do Lens e do Fotos para celular, não é possível solicitar o reconhecimento de caracteres em qualquer fotografia. A varredura é oferecida pelo Google assim que a avaliação preliminar detecta letras na imagem, daí oferecendo a “Copiar texto da imagem” num botão no canto superior direito.

Por se tratar de um serviço na nuvem, não são necessárias atualizações ou qualquer ação por parte do usuário. A novidade está sendo liberada através dos servidores, então será encaminhada rapidamente para todas as regiões.

Google Lens por todo canto

Continua após a publicidade

O Google parece dedicado em distribuir as capacidades do Google Lens entre os serviços da companhia e as plataformas compatíveis. Recentemente, a gigante integrou as lentes inteligentes ao Google Fotos no Android, permitindo o reconhecimento de imagem a partir da bandeja de detalhes de cada um dos registros.

O Chrome e o Buscador de imagens também contam com funções semelhantes em suas versões para celular. Nesse caso, capazes de pesquisar pelos elementos da imagem, não se limitando aos textos.

Continua após a publicidade

Essas mudanças, ao lado da recente alteração do logo do Lens na barra de pesquisa, sugere que o Google voltou sua atenção para um retrabalho no seu app de reconhecimento. Portanto, é bom ficar de olho nas novidades que virão por aí.

Fonte: 9to5 Google