Adobe Illustrator e InDesign ganham versão nativa para PCs com chip ARM
Por Bruno De Blasi |

A Adobe disponibilizou as primeiras versões experimentais do Illustrator e InDesign para computadores Windows com processadores ARM. Com a liberação, a empresa disponibiliza um dos principais programas de edição de imagens e diagramação do mercado para PCs com processadores da linha Snapdragon.
O lançamento expande a cartela de aplicativos nativos para a arquitetura ARM, que ganhou destaque recente no universo do Windows com o lançamento dos computadores Copilot+ que contam com os novos Snapdragon X Elite e X Plus em seu interior.
Com a mudança, assinantes da suíte Creative Cloud não precisam mais usar o emulador nativo do Windows 11 para rodar os apps de edição, que antes eram desenvolvidos apenas para processadores Intel e AMD.
Agora, basta fazer o download das edições nativas do Illustrator e do InDesign para a arquitetura. Esse procedimento ajuda a resolver os possíveis impactos negativos de performance durante a execução causados pela emulação.
Os programas, no entanto, ainda se encontram em estágio experimental. Segundo a desenvolvedora, a versão Beta oferece acesso a novos recursos antes da distribuição a todos os usuários, mas pode conter falhas, funções incompletas e demais problemas que afetam o fluxo de trabalho.
“Betas e prévias técnicas são versões de pré-lançamento e podem conter falhas, recursos incompletos ou outros problemas que afetam seu fluxo de trabalho. É sempre aconselhável usar software beta em um ambiente de teste controlado, e não em sistemas de produção”, explica a Adobe em seu site.
Até o momento, não há previsão para o lançamento das compilações finais do Illustrator e InDesign para ARM ao público em geral.
Photoshop e Lightroom já foram adaptados
Outros programas da Adobe contam com versões nativas para computadores Copilot+ com Windows 11. É o caso do Photoshop e do Lightroom, os populares editores de fotos e imagens da companhia.
A Adobe ainda oferece suporte ao Acrobat e Acrobat Reader em PCs com arquitetura ARM, mas através de emulação.
O Adobe Premiere Pro, After Effects e Media Encoder também estão na fila para ganhar versão nativa para o padrão usado pelos chips da Qualcomm.
“Não temos planos de interromper o suporte a sistemas baseados em Intel ou AMD”, assegurou a empresa.