Publicidade

8 celulares da Samsung que devem ficar sem atualizações a partir de 2026

Por  | 

Compartilhe:
Brenno Barreira/ Canaltech
Brenno Barreira/ Canaltech

Oito celulares da Samsung tendem a ter o suporte encerrado em 2026, dando fim às atualizações de segurança. É o caso da linha Galaxy S21, com exceção do Galaxy S21 FE, que foram anunciados em 2021 e atualizados até a One UI 7 com Android 15. Modelos intermediários, como o Galaxy A23, também devem entrar na lista.

A seguir, veja:

  • Celulares da Samsung que devem parar de receber atualizações em 2026
  • Como funcionam as atualizações da Samsung
  • Quantas atualizações os celulares da Samsung recebem?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Celulares da Samsung que devem parar de receber atualizações em 2026

Veja os celulares que tendem a receber suas últimas atualizações em 2026, considerando suas respectivas datas de lançamento e políticas de update adotadas na estreia:

Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra

A família Galaxy S21 marcou a linha de modelos avançados da Samsung de 2021. Apresentado no começo do ano, o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra chegaram ao mercado com o Android 11 e receberam a sua última atualização de sistema operacional em 2024, para a One UI 7.

De lá para cá, o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra recebem apenas atualizações trimestrais de segurança. A considerar os quatro anos de suporte, espera-se que o suporte aos aparelhos seja encerrado no começo de 2026.

O Galaxy S21 FE, no entanto, foi lançado em 2022 e tende a receber correções até 2027. Atualmente, o celular conta com a One UI 8, sua última atualização do Android.

Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3

Os dobráveis Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3 também foram apresentados em 2021, seguindo a política de quatro versões do Android e cinco anos de atualizações de segurança. Os modelos chegaram às lojas com Android 11 e foram atualizados até o Android 15 em 2025, sob a One UI 7.

Continua após a publicidade

No momento, a dupla recebe correções de segurança a cada trimestre. A estimativa é que os aparelhos permaneçam no cronograma da Samsung até o segundo semestre de 2026, considerando a data de lançamento

Galaxy A23 e A13

O Galaxy A23 e A13 foram apresentados lado a lado em março de 2022. Os aparelhos receberam a One UI 6, e ficaram de fora do ciclo de atualizações para a One UI 8 em meados de 2025.

Atualmente, os aparelhos, ao lado de suas variantes com 5G, ainda recebem atualizações de segurança a cada três meses. A estimativa é que, assim como os demais, a distribuição dos pacotes seja encerrada devido ao fim do suporte.

Continua após a publicidade

Galaxy M13

O Galaxy M13 é outro modelo intermediário revelado em 2022, dessa vez em julho. O aparelho também chegou às lojas com Android 12 e acompanhado por uma variante com 5G, mas foi atualizado até o Android 14 sob a One UI 6.

Por ora, a Samsung oferece correções de segurança a cada trimestre. A expectativa é que, antes do encerramento do suporte previsto para 2026, a periodicidade de updates seja reduzida para o ciclo semestral.

Continua após a publicidade

Como funcionam as atualizações da Samsung

Além das novas versões do Android e One UI, a Samsung, periodicamente, libera atualizações de segurança. Os pacotes levam uma série de correções e melhorias para reforçar a proteção do dispositivo e solucionar eventuais bugs no sistema e em apps.

Novas versões do Android

No caso do Android, a empresa sempre libera a geração seguinte com uma outra versão da One UI. Por exemplo, o Android 16 chegou aos aparelhos da marca sob a One UI 8, assim como o Android 15 desmarcou no produtos junto com a One UI 7.

Continua após a publicidade

Essas atualizações são, geralmente, liberadas anualmente. A única exceção ocorreu em 2025, com a estreia da One UI 7 e One UI 8 no mesmo devido à mudança de calendário do Google.

Atualizações de segurança

A atualização de segurança, por outro lado, ocorre com mais frequência. Nos primeiros meses de lançamento dos celulares e tablets, a Samsung distribui os pacotes mensalmente. Depois, com o passar do tempo, o intervalo de tempo aumenta, e a entrega passa ocorrer uma vez a cada trimestre.

Quando o produto acumula muitos anos nas prateleiras, a Samsung passa a oferecer os updates uma vez a cada semestre. Até o fim do suporte, quando para de receber atualizações de vez, como ocorreu com o Galaxy Note 20 em 2025.

Continua após a publicidade

Quantas atualizações os celulares da Samsung recebem?

Depende. Desde o lançamento do Galaxy S24, a Samsung oferece sete anos de atualizações para modelos avançados, como o Galaxy S25, Galaxy Z Fold 7, Galaxy S24 FE e afins. Os modelos intermediários, por sua vez, costumam a receber seis anos de updates.

Edições anteriores segue outro cronograma. No caso do Galaxy S22 e S23, por exemplo, a Samsung oferece quatro versões do Android e cinco anos de patches de segurança. Já a linha Galaxy S21 entra no ciclo de três edições do sistema e quatro anos de updates de correções.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o período conta a partir da data de lançamento do celular. Assim, se o aparelho começou a ser vendido em 1º de fevereiro de 2025 e possui suporte por sete anos, o ciclo de atualizações seria finalizado em 1º de fevereiro de 2032.

Leia mais: