5 novos recursos de IA do Google Pixel 9
Por André Lourenti Magalhães |
O Google apostou forte nos recursos de IA da nova linha Pixel 9, anunciada nesta terça-feira (13) pela empresa no evento Made By Google. Além de melhorias no assistente do Gemini, a Gigante de Mountain View também trouxe recursos exclusivos gerados por inteligência artificial para os novos celulares.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Pixel 9, 9 Pro, XL e mais | Todos os produtos que o Google lançou na terça (13)
As novidades incluem um novo app para vasculhar informações em prints antigos, novos recursos para editar fotos e gravação de chamadas, distribuídos entre os modelos Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel Pro XL e Pixel 9 Fold com os chips Tensor G4.
Novas funções de IA na linha Google Pixel 9
Confira os destaques anunciados pelo Google:
1. Pesquisa em prints antigos
O aplicativo Pixel Screenshots promete trazer uma solução para tantos prints salvos no celular: a ferramenta usa IA para analisar os textos de cada captura e localizar informações específicas. É possível fazer perguntas em linguagem natural na busca, como “qual é o código de segurança que eu recebi?”.
O Google não entrou em muitos detalhes sobre como o recurso vai funcionar em termos de privacidade, mas é provável que as informações sejam salvas localmente graças ao modelo Gemini Nano, que roda no próprio dispositivo. O app é parecido com o polêmico Recall, da Microsoft, mas a diferença é que a ferramenta para Windows fazia capturas de tela automaticamente.
2. Resumo de chamadas
O recurso Call Notes (“Notas de chamadas”, em tradução livre) vai gravar e resumir ligações com mais de 30 segundos de duração. A transcrição e o resumo ficam armazenados em pastas no sistema, o que facilita na hora de buscar informações importantes da conversa.
Vale lembrar que Samsung e Apple também adotam ferramentas similares no app de telefone.
3. Adicione pessoas às fotos
A linha Pixel 9 conta com novos recursos de câmera: um deles é o Add Me, que permite adicionar pessoas a uma foto em grupo mesmo quando não estão na imagem original. Nesse caso, basta tirar uma segunda foto e pedir para a IA juntar os dois arquivos num único resultado.
A câmera também recebeu a função Auto Frame, que ajuda no enquadramento do rosto para obter as melhores selfies. Há, ainda, uma função de acessibilidade que permite usar as lentes para identificar textos e pesquisar por palavras específicas dentro da imagem.
4. App para gerar imagens
O aplicativo Pixel Studio usa o modelo Imagen3, do Google, para gerar imagens diretamente pelo celular. O assistente do Gemini também é capaz de executar a mesma função, mas a empresa destaca que o novo app consegue gerar stickers, editar o estilo de uma criação e adicionar legendas.
Vale lembrar que a Apple anunciou uma ferramenta parecida para o Apple Intelligence: o Image Kitchen consegue criar imagens rapidamente e é capaz de usar os rostos dos contatos salvos na agenda.
5. Resumos meteorológicos
O aplicativo Pixel Weather vai facilitar a forma de descobrir se é necessário sair de casa com ou sem guarda-chuva: a ferramenta vai usar IA para criar resumos rápidos sobre o clima durante o dia, poupando o trabalho de navegar entre todos os dados da previsão do tempo, além de trazer informações mais precisas, como horários previstos para chuvas.
Tudo sobre o Made by Google
- Google Pixel 9 estreia com três tamanhos, muita IA e Gemini integrado
- Google Pixel Watch 3 chega com tela maior e integração para casa inteligente
- Google lança Pixel Buds Pro 2 com chip de IA e ANC mais forte
Vale lembrar que todos os recursos mencionados são exclusivos da linha Pixel 9, que não chega ao mercado brasileiro. Porém, o Google não esqueceu de outros celulares Android: a empresa anunciou melhorias no Gemini e um novo modo pago chamado Gemini Live, no qual a IA consegue conversar em tempo real com o usuário.