5 motivos para usar o Spotify
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Spotify domina o segmento dos streamings de música: segundo dados do Statista, o aplicativo tem a maior fatia do mercado, com 30% de todos os assinantes globais. O custo-benefício, a variedade de recursos e as sugestões personalizadas são alguns fatores que impulsionam a plataforma sueca.
5 motivos para usar o Spotify
Com tantas opções diferentes entre os streamings musicais, pode ser difícil tomar uma decisão de qual plataforma usar. Veja, a seguir, cinco motivos favoráveis ao Spotify:
5. Músicas novas e recomendações
O Spotify faz questão de atualizar os usuários sobre os lançamentos de seus artistas preferidos. O Radar de Novidades é uma playlist personalizada atualizada toda semana com novos lançamentos e a plataforma também permite seguir artistas para receber notificações de músicas e álbuns.
Além disso, a curadoria do app é muito ampla, com mixes diários separados por gêneros ou décadas, playlists atualizadas com descobertas e rádios inspiradas em músicas, álbuns ou artistas que você curte. Esses mecanismos são muito úteis para descobrir coisas novas sem desviar do estilo que cada pessoa ouve diariamente.
4. Prático e versátil
O Spotify não foi o primeiro streaming de música, mas pavimentou o caminho para a categoria de apps musicais, com uma proposta seguida por Apple Music, Deezer, Tidal, YouTube Music e muitos outros.
A plataforma é muito prática e com poucos minutos de uso já é possível compreender todos os recursos disponíveis. Outro fator positivo é a versatilidade: o Spotify pode ser acessado em computadores, celulares, tablets, smart TVs, consoles e até carros.
3. Tratamento especial com podcasts
Nem só de música vive o Spotify: o catálogo de podcasts é muito extenso e conta com diversas publicações exclusivas. A plataforma foi muito importante para popularizar o formato no Brasil e no mundo, consolidada como uma das melhores opções para ouvir os programas e combiná-los com música.
O aplicativo possui suporte a podcasts em vídeo no Brasil desde 2022, permite seguir seus programas favoritos e ainda disponibiliza o Caminho Diário, playlist que combina capítulos diários e músicas.
2. Spotify Wrapped
Para usuários do Spotify, o final do ano tem três datas comemorativas: ano novo, natal e o Wrapped, a retrospectiva das músicas mais ouvidas durante o ano. O streaming faz questão de transformar isso num grande evento que movimenta as redes sociais, com artes e listas adaptadas para publicação nos Stories e uma playlist com o que você mais ouviu no ano.
O sucesso do Wrapped fez com que outras plataformas concorrentes também desenvolvessem as próprias retrospectivas, mas a coroa ainda fica com o Spotify.
1. É gratuito
Todo o acervo do podcast está disponível na versão gratuita. Existem algumas limitações de recurso, como a falta de reprodução offline e (principalmente) os anúncios, mas ainda é uma alternativa para acessar todo o leque de recursos da plataforma.
É importante ressaltar que as propagandas podem virar uma desvantagem em certo ponto porque atrapalham a experiência: ouvir um álbum e receber um anúncio na transição entre uma faixa e outra pode ser frustrante. O único jeito de contê-las é com uma assinatura da versão Premium — bloqueadores de anúncio podem colocar a sua conta em risco.
Bom, mas não perfeito
O Spotify é popular e com recursos interessantes, mas também tem alguns pontos negativos bem evidentes. Confira alguns motivos para não usar o serviço de streaming.