Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tema dinâmico do Android 12 deve dar novas cores também a ícones de apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Junho de 2021 às 18h45

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Até agora, poucas são as confirmações de como a Material You será implementada no Android. Sabe-se, no entanto, que a linguagem de design do Google é uma das maiores atualizações visuais da história do sistema e dará aos usuários o poder de tornar o celular mais único. Um dos meios para isso é a extração de cores do papel de parede que, segundo descobertas recentes, também modificará a paleta de aplicativos baixados no celular — sejam eles do ecossistema Google, sejam de terceiros.

Opções ocultas encontradas pelos desenvolvedores conhecidos no Twitter como kdrag0n e Kieron Quinn mostraram como a Material You mudará o visual de ícones de apps instalados no aparelho. Ainda em fases preliminares, a descoberta ainda está limitada aos aplicativos nativos do celular — o telefone, Gmail e Chrome, por exemplo.

Na prática, o recurso não tem resultados muito diferentes do que um simples pacote de ícones do Android. Seu ponto mais forte seria a automatização. Diferente da customização atual, os elementos da interface teriam as cores definidas pelo papel de parede, obtida através da “Extração de Cores”, uma das características mais macantes da Material You.

Continua após a publicidade

Assim, até os ícones seriam colocados no bolo de itens personalizados pelo papel de parede no Android 12. Por enquanto, somente os elementos mais básicos de interface (notificações, configurações rápidas e outras áreas nativas) contam com o tema dinâmico, mas o mecanismo de absorção de cores deve estar em desenvolvimento.

Com as cores alteradas, os ícones do Google perdem parte da distinção visual característica do ecossistema. O YouTube, por exemplo, só difere do Chrome e Gmail devido ao desenho do seu logo. De certa forma, a paleta mais colorida costuma ser importante para rápido reconhecimento de aplicativos, então, a uniformização pode ser um ponto negativo para a experiência de usuário e acessibilidade.

Continua após a publicidade

O desenvolvedor Dylan Roussel, por sua vez, encontrou meios para implementar o tema dinâmico em seu aplicativo, o Inware. A descoberta sugere que a extração de cores não será limitada aos aplicativos do Google, mas sim acessível a qualquer desenvolvedor. No entanto, a companhia ainda precisa confirmar tal capacidade.

Passos de tartaruga

Segundo ambos os desenvolvedores, a função oculta está na versão mais recente do Android 12, a Beta 2, liberada na última quarta-feira (9). Nessa mesma atualização, o Google desbloqueou as primeiras capacidades do tema dinâmico, limitando-o às seções nativas do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Aplicativos utilitários da companhia, bem como o Google Chrome, também devem adotar o padrão de cores retrabalhado. Nesta semana, o site 9to5Google encontrou alterações no código do Gboard que possibilitam a ativação da extração de cores no teclado e o efeito é bem discreto, embora uniformize a ferramenta com o papel de parede.

No Chrome, por sua vez, as alterações ainda são estudadas pelos desenvolvedores da companhia. No browser, ainda se discute quais caminhos o app seguirá para adotar o design da Material You e, neste caso, não há demonstrações preliminares.

Fonte: Kdrag0n, Dylan Roussel, Android Police