Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 Beta 2 começa a ser distribuído pelo Google; confira as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2021 às 17h15

Link copiado!

Daniel Romero/Unsplash
Daniel Romero/Unsplash

O Beta 2 do Android começou a ser liberado pelo Google hoje (9) para telefones da linha Pixel. A ideia é lançar pelo menos mais duas versões de testes antes de disponibilizar oficialmente o novo sistema operacional para o público. Por enquanto, os desenvolvedores querem manter os testes de compatibilidade e receber o feedback de quem experimenta os recursos em variados tipos de aparelho.

No mês passado, durante a conferência Google I/O 2021, a empresa disse que o Beta 2 traria diversas melhorias no quesito privacidade, a começar pelo novo menu de Configurações, que agora revela quais aplicativos acessaram recentemente o microfone, câmera ou localização do dispositivo. O painel de privacidade mostra detalhadamente qual app fez uso do recurso e em qual horário isso ocorreu.

Continua após a publicidade

O Android 12 mostra uma notificação sempre que um aplicativo acessa ou lê a área de transferência, exceto se o conteúdo for usado no mesmo app. No caso de microfone e câmera, o aviso aparece no canto superior direito da tela, próximo ao relógio e à bateria. Essa localização é estratégica e permite a desativação com apenas um clique no botão de alternância, caso você ache desnecessário tal privilégio de acesso.

Isso reforça a segurança, mas também deve exigir dos criadores a necessidade de explicar porque seu software precisou acessar tal recurso do telefone. Muitas vezes, não fica claro qual o motivo de um app de editor de texto precisar coletar dados de voz, por exemplo.

Configurações rápidas otimizadas

Continua após a publicidade

A versão Beta 2 também mostra que o Google continua a refinar as configurações rápidas do sistema. Em vez de mostrar apenas um ícone, o botão “Internet” revela as conexões ativas atuais — se for Wi-Fi, terá a representação padrão com o nome da rede. Ao pressioná-lo, abre-se um painel em que é possível desconectar rapidamente, ver outras conexões ou ligar e desligar sua rede de dados móvel.

Houve também a introdução de um botão exclusivo para o Google Pay, o sistema de pagamentos da companhia, que inclui uma pequena imagem de visualização. Já menu de energia (para desligar o aparelho) e o alternador de contas estão disponíveis na linha inferior, junto com as configurações atalhos.

Os comentários do Android Beta podem ser acessados ​​na gaveta de aplicativos ou nas configurações rápidas, o que permite o registro de bugs e falhas para o Google. A comunidade Android Beta também está disponível no Reddit, onde as discussões podem envolver outros testadores.

Continua após a publicidade

As imagens do sistema Android 12 Beta 2 (SPB2.210513.007) com o patch de segurança de junho estão disponíveis para os seguintes aparelhos:

Se você tem algum desses modelos, é um testador beta e a atualização ainda não chegou, o jeito é aguardar mais algumas horas. O Google costuma entregar as atualizações de modo gradual para evitar a sobrecarga dos servidores.

Como está a expectativa para a versão final do Android 12? Acredita que a promessa de mais privacidade vai se cumprir? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.