Publicidade

Tela de bloqueio do Android poderia ter sido muito mais inteligente; veja prints

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/9to5Google
Reprodução/9to5Google
Tudo sobre Google

O Google pode lançar uma tela de bloqueio para o Android totalmente reformulada em um futuro próximo. Segundo o site Android Authority, os desenvolvedores preparam melhorias para deixá-la mais inteligente, bonita e com um sistema de exibição sempre ativa no sistema operacional.

Trata-se de um conceito que começou a ser desenvolvido no Android 11, mas foi abandonado temporariamente em favor da interface atual inspirada pelo Material You. O modelo imaginado tinha como foco favorecer os controles domésticos inteligentes, otimizar rotinas e impulsionar o uso do Google Pay.

O protótipo do Google traz um toque extra de complexidade que daria um ar totalmente inovador para algo básico como a tela de bloqueio. Alguns prints de tela do Android Authority revelam os conceitos imaginados pela equipe do Google para a área.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"At a Glance" renovado

O widget "At a Glance" era um utilitário exclusivo da linha Google Pixel, mas acabou liberado para todos. A vantagem é que ele reúne compromissos da agenda, alertas de trânsito, voos agendados, data completa e previsão do tempo.

O projeto do Google englobava a criação de uma versão bombada do "At a Glance" (codinome: Smartspace) que iria além da home para se integrar também à tela de bloqueio. Essa expansão para mais áreas do telefone dispensaria a instalação de outros assistentes, pois tornaria nativas várias funcionalidades complementares.

Por ser apenas uma imagem, os detalhes das mecânicas são impossíveis de serem detalhados, mas pela interface dá para presumir como as coisas funcionariam. Um botão localizado abaixo da hora e do dia exibiria uma saudação correspondente ao período do dia. Ao clicar no "Good Night", o usuário seria guiado para os cartões com os recursos completos — o que é excelente para economizar bateria e evitar a queima de telas.

Já com as opções exibidas, a pessoa poderia navegar por controles domésticos inteligentes (como luzes, termostato e câmera de segurança), alarmes, sons para ajudar a dormir e um exercício de meditação do Headspace. Esses atalhos agilizariam enormemente a realização de ações mais usuais que as pessoas fazem antes de se deitar para adormecer, razão pela qual elas poderiam ser configuradas conforme as preferências do usuário.

Sugestões contextuais mais inteligentes

Continua após a publicidade

Se a tela de bloqueio fosse apenas limitada aos horários do dia já seria ótimo, mas o conceito do Google vai além. Quando detectasse o pareamento de fones de ouvido, por exemplo, a tecnologia apresentaria sugestões de podcasts favoritos, listas de reprodução do Spotify, vídeos recentes do YouTube ou filmes e séries da Netflix.

Caso tenha o hábito de falar com muita gente ao telefone, o At a Glance recomendaria ligar para um contato próximo ou enviar uma mensagem de áudio no WhatsApp. Não dá para saber se o algoritmo faria esse tipo de identificação, mas não parece ser algo tão distante da realidade.

Ao chegar a uma rodoviária, o mecanismo reconhecia o local com base no GPS e exibiria os próximos ônibus que partirão em breve. Se houver um bilhete comprado e inserido na agenda do Google, a tela de bloqueio exibiria todas as informações com precisão para ajudar a pessoa a se localizar. Caso não fosse uma viagem interestadual, o sistema apenas mostraria as linhas mais frequentes para o deslocamento de casa para o trabalho, por exemplo.

Em outro exemplo exibido na captura de tela, dá para notar a integração com lojas físicas. Ao adentrar um estabelecimento parceiro, o usuário receberia na tela cartões de fidelidade, lista de compras, cupons de descontos ou alertas de ofertas relevantes. Isso tudo seria integrado com o Google Pay, assim tanto o comerciante quanto o Google lucrariam.

Continua após a publicidade

Por que a tela de bloqueio aprimorada não chegou?

É difícil afirmar isso com certeza porque nunca houve uma demonstração oficial do protótipo, nem qualquer justificativa do Google. Pode ser porque os desenvolvedores tenham esbarrado em alguma limitação técnica que impedisse o avanço da ideia.

Conforme o relato do Android Authority, o Google tinha a intenção de compartilhar esse recurso com outros desenvolvedores (para que fizessem a integração de seus apps) e fabricantes de skins baseadas no Android, como Samsung e Xiaomi, por exemplo.

Outra causa plausível seria a dependência de integrações de terceiros ao At a Glance para uma experiência completa, algo que foge do controle da criadora do Android. Além disso, o constante monitoramento de localização, atividades e horários poderia soar um tanto invasivo para muitos usuários.

Continua após a publicidade

Há também um sério problema de segurança e privacidade com esse modelo: a possibilidade de estranhos terem acesso a rotinas ou coisas pessoais. Imagine se um ladrão rouba o celular da pessoa e consegue desbloquear a fechadura da porta. Isso até poderia ser amenizado com a necessidade de acesso com digital ou reconhecimento facial, mas a agilidade seria perdida.

Mesmo assim, é interessante ver que esse conceito chegou a ser aproveitado parcialmente, como na integração do Google Pay das integrações de smart home. O visual de cartões também ficou bem parecido com o introduzido no Android 12, tal qual alguns comandos novos para o Google Assistente.

Pode ser que a tela de bloqueio ainda chegue em algum momento no futuro e com pequenos ajustes, embora também possa ter ficado esquecida no passado. O Android 13 vem aí e dá para torcer por algo tão inovador quanto.

Continua após a publicidade



Fonte: Android Authority  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*