Publicidade

Samsung destaca as 6 melhores funções da One UI 5

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Outubro de 2022 às 12h05

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung prometeu distribuir a One UI 5, a versão modificada do Android 13, nas próximas semanas, mas decidiu antecipar as principais novidades antes do lançamento. A empresa fez um post no site oficial ressaltando as adições do sistema operacional móvel para celulares.

Segundo a gigante sul-coreana, essa é uma das melhores atualizações já feitas. Milhões de usuários do Galaxy em todo o mundo devem contar com melhorias que vão muito além das que o Google apresentou no Android 13.

Proprietários de aparelhos topo de linha, como a linha Galaxy S22 e variantes, devem ser os primeiros a receber o software. Os modelos do Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3 e Fold 4, bem como o Galaxy Z Flip 3 e Flip 4 provavelmente vão migrar até dezembro de 2022.

Continua após a publicidade

Confira um compilado com as melhores funções da One Ui 5:

6. Foco nas suas atividades de rotina

A One UI 5 é a versão mais customizável já lançada pela Samsung. Segundo a empresa, é possível personalizar quase tudo no dispositivo, começando pelas tarefas diárias.

Continua após a publicidade

O sistema permitirá configurar rotinas personalizadas para diversos momentos do dia: desde a interrupção total das notificações durante o seu sono até o ápice do trabalho, passando pelo café da manhã, os exercícios e o deslocamento. Isso significa que você pode criar um modo fitness para tocar uma playlist animada, desligando mensagens do WhatsApp para manter o foco na atividade física.

Trata-se de uma evolução do modo foco, que já existia na Samsung. A vantagem agora é a capacidade de programar mais opções, deixando o seu celular totalmente alinhado ao corre-corre cotidiano.

5. Personalização visual

Continua após a publicidade

O Android sempre se destacou quando o assunto são as escolhas visuais. A One UI 5, contudo, eleva esse patamar para tornar a experiência ainda mais alinhada ao seu estilo.

É possível escolher ícones mais simples ou ousados, esquemas de cores alinhados ao plano de fundo ou totalmente customizados. Se não quiser, você pode remover as representações gráficas dos aplicativos nas notificações e deixar apenas o conteúdo, por exemplo.

As notificações foram refinadas para serem mais intuitivas, com maior facilidade de ler e-mails sem abrir o aplicativo e com botões de resposta otimizados. Ao receber uma ligação, as pessoas terão uma nova tela redesenhada para simplificar a próxima ação — atender, desligar, mandar uma mensagem.

A tela de bloqueio foi claramente inspirada no iOS 16 e traz novas opções de personalização. Você pode posicionar widgets mais facilmente e trocar o estilo do relógio e ativar os pop-ups de notificação no local. Aliás, os planos de fundo da tela bloqueada agora oferecem suporte a vídeos: basta cortá-lo para eternizar o momento no display do celular.

Continua após a publicidade

4. Widgets empilhados e sugestões inteligentes

Os widgets já existem há um bom tempo no Android, mas eles devem aprimorados na One UI 5. O sistema permitirá colocá-los sobrepostos ou dentro de pastas para organizar melhor a sua tela inicial. Além de dar um efeito visual bonito, os widgets empilhados permitem visualizar ambos ao mesmo tempo, ocupando bem menos espaço.

Foram introduzidas também as chamadas "sugestões inteligentes" para esses utilitários. A ferramenta identifica seus padrões de uso do telefone e indicam automaticamente aplicativos ou ações que aprimorem a experiência.

Continua após a publicidade

Imagine que você costuma abrir o Gmail várias vezes por dia para conferir novas mensagens recebidas. A One UI 5 pode sugerir a instalação de um widget que avise quando um novo e-mail for enviado. Dessa forma, você ler o conteúdo na própria tela inicial e tão logo ele chegue à caixa de entrada.

Isso vale também para as ações mais comuns, como copiar texto do WhatsApp para o Samsung Notes ou editar fotografias tiradas com o app Câmera. Esse mecanismo será aprimorado conforme o seu uso, já que ele depende dos seus hábitos para ser preciso.

3. Conversor de texto em áudio

Continua após a publicidade

O Bixby Text Call permite atender a chamadas de voz apenas digitando mensagens de texto. A assistente virtual Bixby fará a conversão do texto em áudio e o compartilhará diretamente com o outro lado da linha.

Esse é um processo um pouco mais demorado do que apenas falar, mas pode ser útil em situações de muito barulho nos arredores, como em uma festa, um ônibus lotado ou em uma obra. Com o recurso, você poderá atender a chamadas em qualquer ambiente sem precisar gritar ou repetir as coisas por não ser ouvido.

2. Central de dispositivos conectados

Continua após a publicidade

Uma das promessas da Samsung é facilitar a gestão dos dispositivos conectados ao seu smartphone graças a um novo menu. Chamado "Dispositivos conectados", esse recurso ficará alocado nas configurações e exibirá todos os recursos integrados a aparelhos externos, como o Quick Share, o Smart View e o Samsung DeX.

Você poderá ativar uma opção específica para trocar automaticamente entre fones de ouvido da Beats e os Buds de um dispositivo para o outro rapidamente. Nada de ficar pareando e digitando códigos: pressione para sincronizar e pronto. Isso deve ser bastante útil para quem usa um acessório no PC, tablet e celular.

1. Mais segurança no celular

Continua após a publicidade

Como de costume, a Samsung traz novas opções de privacidade e segurança. A novidade aqui é um painel centralizado mais fácil de navegar, o que deve tornar mais simples a aplicação de medidas de proteção.

Será possível escanear o aparelho para identificar vulnerabilidades, como contas comprometidas ou atualizações de segurança pendentes de instalação. O diagnóstico vai exibir o erro e trazer sugestões de como corrigi-lo já na própria tela.

A One UI 5 também contará com melhorias no painel de compartilhamento de informações. Sempre que você tentar compartilhar algo que contenha informações potencialmente sensíveis, como documento de identidade ou número do cartão de crédito, receberá um alerta. Isso pode ser útil quando a pessoa copia uma imagem e tentar colá-la em um chat público, por exemplo.

A Samsung não definiu uma data de quando começará a distribuir a One UI 5. Por isso, a dica é ficar ligado no Canaltech para saber assim que a empresa começar a entregar o novo Android 13 para base de usuários.