Próxima atualização do Android deve começar a ser testada ainda neste ano

Próxima atualização do Android deve começar a ser testada ainda neste ano

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 09h27
Igor Almenara/Canaltech

O Android 12 foi oficialmente lançado para celulares Google nesta terça-feira (19) durante o evento que revelou o Pixel 6, o novo topo de linha da firma. Porém, o programa Android Beta não vai acabar até o próximo período do ano que vem, anunciou a companhia no Reddit, e uma próxima atualização para testadores deve chegar em dezembro.

“Se não fizer nada e manter o seu dispositivo Pixel dentro do programa de testes, você automaticamente receberá as próximas atualizações do Android 12 programadas para dezembro”, pontua o Google. A observação pegou muitos usuários de surpresa, já que normalmente o programa de avaliação é encerrado assim que o sistema operacional é oficializado para a linha de smartphones da gigante.

O Android 12.1 pode introduzir uma série de melhorias, especialmente para dispositivos dobráveis (Imagem: Divulgação/Google)

Porém, o Google não foi nada específico com o que está por vir na fase de testes, deixando muitos pontos de interrogação no processo: seriam essas atualizações testes do Android 12.1, ou apenas pacotes de segurança experimentais?

Até agora, os rumores relacionados ao Android 12.1 são bem fortes, mas as novidades deste sistema seriam focadas em melhorias de usabilidade em dispositivos dobráveis — categoria que o Google não tem nenhum dispositivo listado como compatível no Android Beta. Se o anúncio realmente tiver relação ao pacote, não se sabe quais seriam as novidades para smartphones com telas tradicionais, tampouco como os aprimoramentos para displays maiores seriam avaliados.

O Google pode ter repensado sua estratégia

O período prolongado no Android Beta também sugere que o Google pode mudar o seu fluxo de atualizações de testes a partir deste ano. A companhia pode seguir os passos da Apple e fazer testes constantes, independentemente de grandes atualizações.

Ainda é cedo para dar palpites, já que essa é a primeira vez que o Google faz algo parecido. Este ano também foi marcado por uma estreia diferente do Android, em que o Android Open Source Project (AOSP) desembarcou sozinho no dia 4 de outubro, para só semanas depois ele aparecer na linha Pixel. Sendo assim, pode ser que o Google tenha repensado estratégias para os próximos SOs.

No mais, será em dezembro que o público terá as respostas. Até lá, o que resta é ficar ligado às notícias que circulam na web, e logicamente o Canaltech continuará reportando tudo que rolar.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.