Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12.1 vem aí? Rumores indicam que sim; conheça as possíveis novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Setembro de 2021 às 11h51

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Até hoje (20), o Android 12 não tem data de lançamento confirmada e, embora seu período de testes não tenha encerrado, o Google já teria funcionalidades na manga para implementar numa futura atualização — mas qual seria ela? De acordo com rumores mais recentes, a compilação seria a 12.1, e inclusive boas novidades do update já estariam em construção.

Indícios disso foram encontrados no repositório de código do Android Open Source Project (AOSP), em que ela seria mencionada como “sc-v2”. As informações sobre o suposto Android 12.1 ainda são bem superficiais, mas a suspeita de que ele seja uma evolução da futura versão do SO existe graças ao uso de “SC” ali no código, provavelmente uma sigla para o nome “snowcone” (a famosa “raspadinha”). Este é o nome de doce do Android 12, usado apenas internamente pelo Google.

Android 12.1: as (possíveis) novidades

Continua após a publicidade

Barra de tarefas no estilo desktop

A primeira novidade esperada para o possível primeiro grande update do Android 12 seria uma barra de tarefas bem no estilo de desktop, mas para portáteis com tela grande — tablets e dobráveis. A ferramenta foi vista pela primeira vez na Developer Preview 2 (segunda versão de prévia para desenvolvedores), mas desde então permaneceu intocada pelo Google.

O hiato, porém, pode ser justificado: o Google teria guardado a ideia na gaveta e redirecionado às equipes para adições mais urgentes, como o tema dinâmico e a implementação da Material You. Deixada de lado, a barra de tarefas chegaria em uma compilação posterior — provavelmente, a tal sc-v2.

Continua após a publicidade

Bem parecida com algo que existe no Chromebook, a barra de tarefas do Android posicionaria ícones de aplicativos na parte de baixo da tela, onde antes ficavam os botões de navegação. A partir do recurso, o usuário poderia alternar entre aplicativos, abrir apps em tela dividida e até fixar programas favoritos, como faz no computador.

Em telas maiores, a adição faz completo sentido. Além de deixar a experiência mais fluida, a adição aproveita melhor o espaço de tela e coloca em destaque a multitarefa oferecida pelas polegadas extras.

Novo wallpaper para o “Android puro”

Outra adição também esperada para a atualização é um novo papel de parede padrão para a versão pura do Android. Novamente, foi o pessoal do XDA Developers que encontrou indícios da novidade, também em código indicado para a futura atualização.

Continua após a publicidade

Faz cerca de cinco anos que o Google não altera o papel de parede padrão do Android puro, então essa é uma mudança bem-vinda.

Quando sai o Android 12.1?

Assim como a versão padrão do Android 12, a atualização também não tem previsão de chegada — e essa incerteza deve durar tempo considerável, visto que ela sequer está confirmada. Por enquanto, não está claro qual o plano do Google para a evolução do sistema operacional da vez, mas a companhia deve compartilhar mais detalhes sobre os avanços ao longo dos meses.

Continua após a publicidade

Atualmente, a primeira versão final do Android 12 é prevista para 4 de outubro deste ano, dia em que a versão AOSP será lançada, segundo um documento recentemente vazado na web. Por agora, resta ficar atento aos anúncios do Google.

Fonte: XDA Developers (1, 2)