Publicidade

Play Store reduz taxa para serviços de streaming e outros apps via assinatura

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Outubro de 2021 às 16h25

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Google

Para desviar da atenção de órgãos reguladores, o Google anunciou hoje (21) a redução da comissão sobre vendas para mais categorias da Play Store. Todos os aplicativos baseados em assinatura (em geral, plataformas de streaming) agora devem compartilhar apenas 15% dos ganhos sobre novos assinantes com o Google, e plataformas cadastradas no Play Media Experience Program podem reduzir a taxa para até 10%.

Até então, havia duas formas de garantir a taxa reduzida: sendo um pequeno desenvolvedor, com lucros inferiores a US$ 1 milhão ao ano, e em assinaturas mantidas por mais de um ano na plataforma do Google. O modelo é parecido com o da Apple na App Store, mas o Google é significativamente menos restritivo em seu próprio ecossistema, já que programas podem ser baixados por fora da loja nativa.

Continua após a publicidade

Também diferente da Maçã, o Google permite que plataformas adotem métodos de pagamento pela web há bastante tempo e o caminho é usado por algumas das principais plataformas de streaming da atualidade, como Spotify e Netflix. Foi só recentemente que a Apple soltou um pouco as rédeas sobre os desenvolvedores, em que também liberou a veiculação de links para facilitar pagamento dentro de aplicativos.

Vale ressaltar que nem o Google nem a Apple permitem que desenvolvedores integrem mecanismos de pagamento aos aplicativos — se o fizerem, devem optar pelo recurso nativo, ou estão sujeitas à suspensão da conta e do app na plataforma. Pagar direto pela loja nativa oferece algumas facilidades, como proteção de dados do cartão garantida pela gigante e gerenciamento de assinatura pela Play Store — que agora, com custo reduzido, podem ficar mais interessantes para devs.

O Play Media Experience Program é uma iniciativa do Google para encorajar o desenvolvimento de aplicativos e serviços para todo o ecossistema da empresa. Para se tornar membro do programa e ter a comissão reduzida, é necessário ter um app principal relacionado a streaming de vídeo, áudio ou livros (não gerados pela comunidade) e ter alta avaliação de usuários na Play Store.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que em agosto deste ano a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou a chamada “Lei anti-Google”, em que proíbe que desenvolvedores sejam obrigados a usar mecanismos de cobrança do sistema operacional em questão. Ao The Verge, o Google afirmou que acataria a decisão.

Segundo o Google, a mudança começa a valer a partir de hoje (21). Provavelmente, desenvolvedores devem ser notificados pelos canais de comunicação com o Google sobre a taxa reduzida.

Fonte: Google