Publicidade

One UI 6 | O que esperar da próxima atualização da Samsung

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2023 às 16h45

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Samsung

À medida que o lançamento do Android 14 se aproxima, fabricantes de celulares preparam versões alternativas do sistema operacional para equipar seus celulares. Exemplo disso é a Samsung, uma das empresas mais ágeis em distribuir grandes atualizações do Sistema do Robô, que já disponibilizou a One UI 6 para testes em algumas regiões — mas o que haverá de novo nela?

A One UI 6 é a nova versão da grande atualização anual para os celulares da Samsung. A interface é construída sobre o Android 14, apresentado oficialmente pelo Google em maio, com novidades para disputar território com a MIUI, da Xiaomi, e principalmente o iOS da Apple, um dos principais adversários da fabricante sul-coreana.

Quais as novidades da One UI 6?

Continua após a publicidade

A Samsung iniciou o Beta da One UI 6 no dia 11 de agosto para alguns testadores e confirmou a chegada no dia seguinte. Já é possível conferir algumas mudanças que devem aparecer na versão final do sistema e recursos herdados do Android 14.

No comunicado de lançamento da versão de testes, a empresa reforçou que a One UI 6 traria uma “experiência mais amigável ao usuário, com um pacote completo de melhorias aos apps da Samsung e recursos incluindo um design mais simplificado e com mais opções de personalização”. Veja algumas novidades:

Novo design do painel rápido

O Beta da One UI 6 trouxe um novo layout e um atalho para o painel de configurações rápidas. As funções são divididas entre caixas, com espaços separados para conexões Wi-Fi ou Bluetooth, acesso às listas de ferramentas e o medidor do brilho na tela. 

Continua após a publicidade

O painel poderá ser acessado com um novo gesto na tela; basta deslizar a tela de cima para baixo a partir do canto superior direito.

Emojis e fontes remodeladas

A Samsung vai atualizar o desenho do pacote de emojis com a One UI 6, substituindo o padrão antigo por um design de cores mais nítidas e contornos mais discretos — o resultado é bem parecido com o pacote do Windows 11.

Continua após a publicidade

A fonte padrão também será alterada, com visual mais próximo à proposta do Google para o Android.

Maior personalização da tela de bloqueio

A fabricante também confirmou mais recursos para modificar a tela de bloqueio de acordo com as preferências e o humor do usuário. A One UI 6 vai permitir configurar diferentes telas para cada modo ou rotina configurada no aparelho: é possível usar um papel de parede relaxante no modo de sono ou uma opção mais neutra para o modo de foco, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, o testador do Beta identificado como @Xanodios no Twitter encontrou uma função para mover o widget de relógio com mais liberdade.

Novos widgets

Outro recurso confirmado pela Samsung é a presença de novos widgets de câmera personalizáveis. É possível criar um atalho com um modo específico da câmera (retrato ou panorâmica, por exemplo) e uma pasta de destino. 

Continua após a publicidade

O app Clima é outra ferramenta que ganhou novos widgets no Beta, com opções de temperatura dinâmica e insights sobre a previsão do tempo.

Interação por gestos mais intuitiva

A interface do Android 14 é mais responsiva quando o usuário aciona o gesto “Voltar” e essa mudança também foi notada no Beta da One UI 6.

Continua após a publicidade

Mais dados sobre a performance da bateria

A versão de testes trouxe mais informações sobre o carregamento do celular. É possível encontrar gráficos com o tempo de carregamento, nível carregado e a última vez em que o usuário tirou o aparelho do carregador. A tela de bateria também ganhou uma categoria própria nas configurações.

Demais mudanças

Continua após a publicidade

Outros ajustes também foram encontrados no Beta, como:

  • Novo visual no editor de imagens;
  • Tela de compartilhamento remodelada;
  • Novo layout nas barras das configurações;
  • Opção para segurar e arrastar arquivos;
  • Mudanças no reprodutor de mídia;
  • Novas animações para abrir e fechar apps;
  • Opção para filtrar notificações por prioridade ou tempo;

Quando a One UI 6 será lançada?

A Samsung começou a fase pública de testes da One UI 6 no dia 11 de agosto, com testes restritos ao Galaxy S23 para Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos. A expectativa é de que a empresa amplie o acesso ao Beta no decorrer do mês.

Continua após a publicidade

Quanto à estreia do sistema, é impossível cravar uma data, contudo, se a Samsung seguir a tradição, a One UI 6 deve ser apresentada entre setembro e outubro deste ano, tal qual o sistema de 2022.

Quais celulares Samsung Galaxy vão receber a One UI 6?

Ainda que a Samsung não tenha apresentado a One UI 6 formalmente, as novas políticas de suporte da companhia antecipam quais modelos devem receber a atualização do ano. Os celulares Galaxy que devem ser atualizados para a One UI 6 com Android 14 são:

Continua após a publicidade

Por agora, cabe aguardar mais informações oficiais ou rumores do novo sistema operacional.