Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

One UI 5.1 não ocupará 60 GB de armazenamento no Galaxy S23

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Fevereiro de 2023 às 17h08

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

A One UI 5.1, versão criada sobre o Android 13 pela Samsung, não deverá ocupar os terríveis 60 GB de armazenamento, conforme relatado por usuários anteriormente. O site Ars Technica, que publicou a informação inicial, voltou atrás na sua previsão, refez alguns cálculos e descobriu que não é bem assim.

O achado original surpreendeu a comunidade tecnológica, porque ocuparia mais da metade do espaço de armazenamento do Galaxy S23 de 128 GB, o modelo mais básico da fabricante sul-coreana. Isso foi ainda mais revoltante ao se comparar a One UI 5.1 com o Android 13 puro encontrado nos telefones Pixel, que ocupam singelos 15 GB.

Continua após a publicidade

Na verdade, o espaço imenso foi separado para a instalação do sistema operacional, mas não significa que ocupará tudo isso. Essa é uma prática comum dos fabricantes de SO, porque eles precisam ter alguma autonomia para lidar com atualizações e instalações.

Espaço instalado x espaço reservado

Para entender o motivo da confusão, é fundamental entender a diferença entre espaço de instalação efetiva e o espaço reservado pelas fabricantes. A primeira tem a ver com o software em si, enquanto a segunda é uma solução para as empresas não serem processadas propaganda enganosa.

Todo celular tem, em média, 7% a menos de armazenamento do que o anunciado pelos fabricantes, porque existe uma perda de conversão dos bytes para kilobytes (1.024 bytes são tratados como 1.000 bytes). Como explicou o usuário Golden Reviewer, em seu perfil no Twitter, essa perda sempre vai ocorrer de alguma maneira.

Continua após a publicidade

Um modelo de 128 GB oferece, em média, 119 GB de espaço real utilizável. Esse espaço perdido acaba sendo ocultado pelas fabricantes, por uma questão mercadológica, então eles são jogados na conta do sistema operacional, mesmo não sendo necessariamente usados para tal finalidade.

O que ocorre com a linha Galaxy da Samsung?

Um aparelho de 128 GB da Samsung reserva 26,09 GB para o sistema, incluindo o espaço real e o fictício. Ainda é muito se comparado ao Google Pixel 7 de mesma configuração, cujo sistema ocupa 15 GB — mas apenas 6GB são efetivamente usados pelo software.

Continua após a publicidade

Ou seja, na prática, há 10 GB de aplicativos, serviços e utilitários embutidos pela Samsung na One UI, o que é bastante, mas fica bem abaixo dos 60 GB anunciados anteriormente. O erro ocorreu porque as pessoas acreditavam que espaço perdido seria acrescido da instalação do sistema, o que daria algo superior aos 50 GB.

Vale lembrar que quanto mais espaço um celular oferece, maiores são as perdas e mais espaço é reservado para o Android. Mas se você estava preocupado de que a atualização da One UI 5.1 pudesse deixar seu Galaxy S23 sem instalar apps, pode ficar tranquilo porque ainda vai dar para rodar seus jogos, redes sociais e programas favoritos numa boa.

A Samsung lançou a linha Galaxy S23 no Brasil no começo de fevereiro, tornando o país um dos primeiros a receber o modelo mais recente. Desembarcaram por aqui o Galaxy S23, Galaxy S23 Plus e Galaxy S23 Ultra, cada qual com um tamanho de tela e configurações específicas para agradar diferentes tipos de público.

A One UI 5.1 ainda não tem um cronograma oficial de lançamento divulgado pela Samsung. Especula-se que a linha S23 seja a primeira completada, seguindo pelos outros topos de linha da companhia dos anos anteriores.