Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 QPR2 bloqueia prints de QR Code para compartilhar Wi-Fi

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Fevereiro de 2023 às 11h17

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

A Beta 3 do Android 13 QPR2 introduziu uma medida de segurança para redes de Wi-Fi que pode causar polêmica. A nova versão de testes do sistema operacional decidiu bloquear os prints de tela para compartilhar o QR Code de acesso à internet.

Uma das formas mais simples de oferecer conexão Wi-Fi é apenas exibindo a imagem do código escaneável com a câmera do celular. É também uma maneira mais segura do que compartilhar sua senha, o que poderia permitir acessos indevidos de terceiros não autorizados.

Continua após a publicidade

Agora, quem tenta fazer uma captura de tela recebe apenas uma imagem toda preta. Esta é uma abordagem já adotada por aplicativos para impedir registros indevidos de certas áreas, como dados pessoais, números de cartão de crédito ou mídias de visualização única.

Inicialmente, um testador relatou o problema aos desenvolvedores do Android achando se tratar de um bug. A resposta do Google, contudo, diz que o bloqueio seria proposital e agora estaria funcionando como deveria. Não será mais possível printar a tela com o QR Code da internet Wi-Fi para compartilhar com ninguém — somente será possível exibi-lo na tela do seu celular para que a outra pessoa escaneie.

Fim do print de tela de QR Code do Wi-Fi

Segundo o especialista Mishaal Rahman, a ferramenta usada para bloqueio é o "FLAG_SECURE", e já existe no sistema há bastante tempo para dar mais segurança. A medida protetiva está presente desde o Beta 1 do Android 13 QPR2, embora só tenha sido habilitada agora por alguma razão interna.

Continua após a publicidade

Embora seja incômoda, a tela preta pode realmente atender ao anseio da segurança, afinal o print poderia ser compartilhado assim como a senha digitada. Quem tinha o hábito vai precisar mudar a prática, porque o Google não deve mais retroceder.

O Android 13 QPR2 deve chegar em definitivo no mês de março, se todos os testes beta forem bem sucedidos. A Beta 2 trouxe a possibilidade de expandir os ícones temáticos do Material You para todos os apps, independentemente da decisão dos desenvolvedores.

O sistema também deve contar com 21 novos emojis, graças ao suporte ao Unicode 15. Estas imagens haviam sido aprovadas no ano passado, mas só estão chegando agora para os proprietários da linha de celulares Pixel, do Google, a única que suporta as versões beta do Android 13 QPR2 até o momento.