Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

One UI 5 beta vaza antes do lançamento; conheça as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Julho de 2022 às 15h25

Link copiado!

Danilo Berti / Canaltech
Danilo Berti / Canaltech

A One UI 5.0 vazou antes do lançamento oficial e revelou alguns segredos que podem chegar para os celulares da Samsung. A versão modificada do Android 13 está prevista para ter a primeira beta liberada para desenvolvedores ainda neste mês, possivelmente na terceira ou quarta semana de julho.

O site 9to5Google obteve uma versão prévia do software antes de todo mundo e conseguiu visualizar o que a gigante coreana deve apresentar. Como não se trata de uma versão oficial, é possível que nem todos recursos de software estejam disponíveis.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não foi possível notar muitas novidades na One UI 5 em termos visuais. Há pequenas alterações na interface do usuário, como novos ícones de notificação e alguns ajustes de sombreamento dos avisos. As opções e atalhos parecem ser o mesmos de antes, inclusive com a manutenção do estilo Material You adotado no Android 12.

Algumas mudanças menores no software incluem um novo recurso de colaboração no Samsung Notes, uma exibição do aplicativo em execução nas configurações rápidas e uma imagem do dispositivo na página "Sobre o telefone".

Segurança aprimorada

Continua após a publicidade

Uma das atualizações da One UI 5 é a tela de segurança e privacidade. O local foi reformulado para abrigar opções que antes ficavam espalhadas em outros menus. Espere encontrar tudo sobre contas, senhas, ferramentas de segurança e recursos de privacidade em um só local.

Há uma nova opção que permite executar uma varredura no celular em busca de aplicativos que abusem da permissão concedida. A opção também trará configurações extras de segurança para habilitar e assim deixar o aparelho menos vulnerável.

As caixas de diálogo de permissão padrão do Android parecem ter sido replicadas na One UI 5. Não está claro se isso é por se tratar de uma versão incompleta ou se foi uma opção proposital da Samsung para lançar a atualização mais rapidamente. Em regra, a empresa costuma aplicar pequenos ajustes visuais nos alertas para diferenciá-los do Android puro.

Bixby integrada e OCR

Continua após a publicidade

A One UI 5 deve contar com novos gestos para multitarefas, como para alternar a visualização de pop-up e trocar o modo rapidamente para o modo em tela dividida (split screen). Essa era uma adição esperada agora que há suporte a telas maiores e processamento aprimorado dos modelos da Samsung.

Outra mudança bem importante é a incorporação da assistente virtual Bixby como um recurso nativo da One UI 5. Até então, o recurso vinha como uma alternativa opcional para quem não utiliza o Google Assistente nem a Alexa. Agora, passará a ser oficializada e precisará ser desativada manualmente, caso você não seja um fã dos comandos de voz.

Adição importante é a chegada do OCR (Optical Character Recognition) ao sistema, tecnologia capaz de transformar imagens em textos para permitir a edição ou cópia. Esse é um recurso de muitos scanners e impressoras há algum tempo, mas que agora chegará ao aplicativo Galeria e ao teclado da Samsung.

Continua após a publicidade

Ainda não foi divulgado oficialmente pela Samsung quando a versão beta da One UI 5.0 chegará. A expectativa é para algum momento nas próximas semanas, mas não espere baixá-la de imediato, já que os testes iniciais serão exclusivos para desenvolvedores. Espera-se que a versão final chegue aos celulares no último trimestre do ano, possivelmente entre outubro e dezembro de 2022.

Fonte: 9to5Google