Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar da One UI 5?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Agosto de 2022 às 14h00

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Já em sua segunda versão beta, a One UI 5 introduz não só as melhorias herdadas do Android 13 do Google, como também funcionalidades exclusivas preparadas pela Samsung. Sem grandes mudanças em aparência, a nova versão do sistema operacional focará em incluir aprimoramentos em usabilidade, sejam funções voltadas para incrementar o dia a dia com o smartphone (incluindo novos widgets) ou recursos para incrementar a segurança do aparelho.

Qual a data de lançamento da One UI 5?

Atualmente, a One UI 5 baseada no Android 13 está em fase beta. A compilação é compatível exclusivamente com modelos da linha Galaxy S22 e está disponível somente nos países: Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Polônia e Reino Unido.

Continua após a publicidade

Testes abertos para o público são um bom sinal de que o sistema está em um avançado estágio de desenvolvimento. Contudo, até agora, não foram divulgadas previsões oficiais para o lançamento do sistema operacional.

Quais celulares Samsung recebem a One UI 5?

Em fevereiro, a Samsung anunciou que entregaria até quatro anos de atualizações da One UI para dispositivos topo de linha recentes, incluindo os novíssimos Galaxy S22. Segundo a empresa, os aparelhos elegíveis para esse tempo de atualizações são:

Continua após a publicidade

Felizmente, a atualização não será limitada a esses aparelhos. A lista completa de celulares Samsung que devem receber a One UI 5 é bem grande.

O que esperar da One UI 5?

A One UI 5 herdará muitas das novidades implementadas pelo Google, mas sem perder as adições exclusivas da Samsung. As funcionalidades inéditas do sistema personalizado são bastante variadas, indo tanto em interface quanto em recursos que devem incrementar a usabilidade geral do smartphone.

Continua após a publicidade

Agrupamento de widgets

Um dos toques particulares da Samsung está nos widgets da interface da One UI 5. No novo sistema, será possível agrupar vários complementos de apps numa única área, poupando espaço na tela principal, mas sem deixar de ter informações sempre à mão.

Essa função é parte do Smart Widgets, um recurso incluído numa atualização da One UI 4, então não é exatamente uma novidade.

Continua após a publicidade

Novo widget Smart Suggestions

Na segunda versão beta da One UI 5, a Samsung introduziu o Smart Suggestions. O complemento ajudará o usuário a extrair o máximo do aparelho dando dicas e sugestões de como incrementar a usabilidade.

Cores Dinâmicas aos montes

A Samsung não deixará de lado as novidades incluídas na Material You do Google. A One UI 5 deixará o sistema ainda mais personalizável, com maior variedade de temas para escolher com base no papel de parede ou em paletas de cores preferidas.

Continua após a publicidade

Além disso, o tema escolhido poderá colorir os ícones de aplicativos que não são nativos do celular — isto é, nem do Google, nem da Samsung. Naturalmente, essa função dependerá da implementação por parte dos desenvolvedores, então não é garantida para todos os apps.

Notificações refinadas

Nem todo aplicativo precisa enviar notificações para o seu celular e não é um processo tão simples desativá-las manualmente no menu de configurações. No Android 13, o processo muda: na primeira vez que o app é aberto, o usuário precisa autorizar o envio de notificações, já que elas não podem ser emitidas por padrão.

Continua após a publicidade

Acesso controlado a fotos

Para compartilhar fotos num aplicativo instalado no Android 13, não será mais necessário conceder acesso a toda a galeria. No lugar da solicitação da permissão, o usuário poderá selecionar somente as fotos que deseja expor ao programa.

Em sistemas anteriores, a Samsung mostrou que há interesse em abraçar as adições em privacidade e segurança demonstradas pelo Google — como a empresa fez na permissão para “localização aproximada” no Android 12. Na One UI 5, isso deve se repetir com as permissões da galeria.

Modo de manutenção

Continua após a publicidade

Ao entregar o smartphone para reparos em uma loja autorizada, o usuário poderá habilitar o "Modo de manutenção". A solução da One UI 5 bloqueia dados pessoais do usuário (fotos, vídeos, contatos, mensagens e apps baixados manualmente), disponibilizando para o técnico responsável somente os apps nativos do celular.

Detecção de vazamentos

A One UI 5 alertará o usuário se uma foto recente puder conter dados sensíveis. A função busca evitar que as pessoas compartilhem informações delicadas por engano, sejam cartões de crédito ou números de documentos.

Idioma definido para cada app

Continua após a publicidade

Cada aplicativo do celular poderá ter um idioma diferente — inclusive, do próprio sistema operacional. Essa função, além de ser interessante em termos de acessibilidade, também pode ajudar o usuário a praticar algum idioma que estiver estudando ou evitar traduções ambíguas de adaptações não tão bem feitas.

Dicas para fotos no modo Pro

O aplicativo nativo de câmera da One UI dará dicas sobre como fazer o clique perfeito. O programa terá um atalho que "oferece dicas e truques úteis sobre como usar as várias lentes" presentes no celular.