Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 novos recursos do Android anunciados na MWC 2024

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Fevereiro de 2024 às 09h29

Link copiado!

Adrien/Unsplash
Adrien/Unsplash

O Android recebeu várias novidades nesta segunda-feira (26), durante a MWC 2024, feira de tecnologia realizada na Barcelona, Espanha. Além da integração do chatbot Gemini com o app Mensagens, o Google Docs vai liberar o uso de canetas para escrever ou desenhar em documentos pelos celulares ou tablets com o sistema operacional — confira abaixo um resumo com os principais anúncios de hoje.

1. Gemini no Google Mensagens

A lista de atualizações engloba diversas esferas do ecossistema do Google para celulares e tablets. A principal novidade gira em torno do Mensagens, que ganhou uma janela de conversa exclusiva para interagir com a IA Gemini e fazer solicitações de textos, informações e afins sem depender de outros aplicativos.

Continua após a publicidade

O serviço começou a ser liberado nesta semana em fase de testes, por ora limitado ao inglês.

2. Rabiscos no Google Docs

Já o Google Docs se aproximou do Word e agora oferece a opção para rabiscar os arquivos com uma caneta ou com o dedo. Esse recurso, que é exclusivo para Android, é ideal para fazer anotações ao estudar ou ler um documento do trabalho, por exemplo.

3. Passagens, ingressos e rotas no pulso

Continua após a publicidade

A Carteira do Google para WearOS, sistema operacional para relógios inteligentes, ficou mais completa e agora vai mostrar passagens de avião, ingressos de eventos e afins direto no pulso, similar à plataforma nativa do Apple Watch. O Google Maps, por sua vez, vai dar rotas mais detalhadas no relógio. 

4. Resumo de mensagens no trânsito

O Android Auto agora utiliza inteligência artificial para resumir mensagens de texto longas ao dirigir. Com o recurso, o motorista consegue ouvir os avisos importantes sem distrações e até respondê-las com um simples toque.

Continua após a publicidade

5. Descrição de imagens

Ainda com foco em acessibilidade, o Android agora é capaz de descrever fotos e imagens online — por ora, apenas em inglês. Também será possível apontar a câmera do celular para um local com o Lens e ouvir mais detalhes sobre o espaço com o Google Maps.

6. Controle de músicas

A tela de bloqueio do sistema vai oferecer a opção para controlar a transmissão de músicas do Spotify em outros dispositivos além do seu próprio celular.

Continua após a publicidade

Quando chega?

Como de costume, as novidades anunciadas hoje não chegam para todos ao mesmo tempo. O Google ainda não deu uma janela exata de lançamento, mas as novidades devem chegar a todos os usuários ao longo das próximas semanas.

Como citado anteriormente, alguns recursos atualmente estão disponíveis apenas em inglês e também não há previsão de quando eles serão disponibilizados em português.