Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novos recursos do Android 13 chegam a versões antigas do sistema

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2022 às 14h14

Link copiado!

Andrew M/Unsplash
Andrew M/Unsplash

A atualização do Google Play de maio trouxe como destaque novos recursos e melhorias na Play Store. Uma das principais novidades foi o Self-Share, uma variação do Nearby Share, para autocompartilhamento de arquivos.

O Nearby Share oferece uma experiência semelhante ao AirDrop nos dispositivos da Apple e é compatível com PCs com Windows e Chromebooks. A ideia é agilizar a troca de arquivos entre o Android e estes aparelhos citados diretamente, sem precisar aceitar o compartilhamento no dispositivo receptor como ocorre nas transferências por Bluetooth.

Continua após a publicidade

Já o Self Share parte da mesma premissa, porém voltado para seus próprios arquivos. Em vez de enviar uma mensagem por WhatsApp ou um e-mail para si mesmo, basta ativar a funcionalidade para salvar fotos ou documentos facilmente.

Acesso restrito a fotos

Uma das novidades do Android 13 será a possibilidade de restringir o acesso de aplicativos às mídias do seu dispositivo. Em vez de conceder acesso total a vídeos, fotos e prints de documentos, o usuário pode selecionar o que será permitido com o Photo Picker.

Os documentos liberados pelo Google, contudo, dão a entender que o seletor será lançado também para celulares e tablets com Android 12 e Android 11 por meio de uma atualização do Google Play System. Não está claro quando isso virá, mas deve afetar apps que tem como alvo do Android 11 (nível de API 30) ou superior.

Continua após a publicidade

Streaming no seu carro

Outro recurso que chegará com as melhorias do Google Play é o suporte para instalar e usar aplicativos de streaming em veículos com o Android Automotive. Por uma questão de segurança no trânsito, hoje não é permitido rodar essas soluções nativamente — só com root e muita gambiarra.

O Family Link, voltado para pais e responsáveis, também ganhará uma melhoria para gestão dos pequenos. Passa a ser possível estabelecer um iniciador persistente para dispositivos registrados no serviço. Dessa forma, você poderá controlar a abertura de apps no celular das crianças com mais facilidade.

Continua após a publicidade

O recurso de seletor de fotos acessíveis, as melhorias para o Android Automotive e as mudanças no Family Link foram lançadas com as mais recentes atualizações do Google Play Store e Play Services. Além destas, foram aplicadas correções para bugs críticos no gerenciamento de contas, utilitários e serviços de diagnósticos do sistema.

Ajustes antecedem o Android 13

Todos os meses, o Google descreve as atualizações mais recentes para o que chama de “Google System” para Android. Isso inclui um pouquinho de tudo: o Google Play Services, a Play Store e as “atualizações do sistema Google Play” do Android. Como esses três aspectos principais do seu telefone estão interligados, a gigante das buscas publica um documento com as principais atualizações para eles em um local acessível, com atualizações mensais e ajustes recorrentes.

Durante a conferência Google I/O, realizada na semana passada, a gigante de Montain View liberou a segunda versão beta do Android 13 para testes dos desenvolvedores. Essas atualizações de agora preparam o terreno para o futuro do sistema operacional, além de trazer alguns conceitos esperados do Google para os próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: