Android 13 Beta 2 é oficialmente anunciado pelo Google
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Durante a conferência de abertura do Google I/O 2022, nesta quarta (11), foi lançada a segunda versão beta do Android 13. Como de costume, a atualização refina a distribuição experimental do sistema operacional com novos recursos, correção de bugs e outros ajustes finos que incrementam a usabilidade do celular.
Ao que parece, a atualização é composta por adições menores, conforme relata o editor do site Esper, Mishaal Rahman. Entre mudanças de nomes para algumas opções do menu de configurações, o Google também deu espaço para um controle mais refinado no menu oculto para desenvolvedores.
Uma das opções novas incluem um limitador de velocidade de download. Dificilmente a adição será disponibilizada de forma ampla para o público geral, mas é útil para que desenvolvedores confiram como um app performa em diferentes condições de conexão.
Nova permissão
No Android 13 Beta 2, foi adicionada a permissão “Ligar tela” ao menu de Configurações. A adição restringe a lista de apps que podem ligar a tela para exibir notificações, alertas ou outro tipo de conteúdo.
Atualmente, apps já tem acesso garantido a essa permissão, mas a adição permite que o usuário desligue essa atividade. Apesar de discreto, este é um importante recurso para incrementar a privacidade do celular, visto que alertas podem entregar informações consideradas sensíveis sem que o bisbilhoteiro sequer toque no aparelho.
Atualização chega gradativamente
Assim como fez na primeira versão beta do Android 13, o Google distribui o Android 13 Beta 2 de forma automática para atuais testadores e disponibiliza imagens do sistema para download e instalação manuais no site oficial. O acesso ao novo SO ainda é restrito aos dispositivos compatíveis e aos testadores inscritos no Android Beta Program.