MIUI 12.5 Enhanced | Versão aprimorada promete acabar com quedas de desempenho

MIUI 12.5 Enhanced | Versão aprimorada promete acabar com quedas de desempenho

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2021 às 10h13
Ivo/Canaltech

A MIUI é uma das versões modificadas do Android com maior quantidade de recursos, como capturas de tela otimizadas, capacidade de rodar mais de uma instância de aplicativos e temas personalizados. Mas uma das falhas que a Xiaomi nunca conseguiu resolver de fato é a estabilidade e as constantes quedas no desempenho, especialmente em aparelhos mais básicos e intermediários.

Agora, a empresa chinesa anunciou a chegada da MIUI 12.5 Enhanced Edition na China, que, como o nome americanizado sugere, será uma versão aprimorada do sistema operacional já liberado no primeiro semestre de 2021. A promessa é entregar um desempenho estável, com menos consumo de recursos dos aparelhos e apps mais fluidos.

O sistema não terá novos recursos, mas promessa é melhorar desempenho do que já existe (Imagem: Reprodução/Xiaomi)

Um dos erros mais comuns é a lentidão dos aparelhos com o passar do tempo, mas a nova MIUI só deve perder até 5% da sua capacidade de leitura e gravação após 36 meses de uso. Os desenvolvedores disseram ter implementado um sistema de desfragmentação aprimorada de disco — e isso deve melhorar o acesso aos recursos armazenados no aparelho.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A Xiaomi identificou 51 cenários otimizados em termos de integração com o hardware, o que deve resultar em uma economia média de 8% na bateria e redução de 15% no uso da CPU. Em termos de memória RAM, o sistema deve garantir a execução de mais aplicativos em segundo plano, sem a necessidade de fechamento/reabertura constante.

Por fim, a fabricante alega ter corrigido 160 falhas no sistema e mais de 224 conflitos de aplicativos com o Android modificado. No mês passado, a companhia anunciou a criação de um time dedicado exclusivamente para corrigir falhas do sistema e este parece ter sido o resultado, Se isso vai ajudar no desempenho, ainda é cedo para saber, mas a companhia preparou um vídeo com o comparativo entre o MI 10 Ultra e o Huawei P40 Pro rodando a nova MIUI:

MIUI 2.5 Enhanced: lançamento

Por enquanto, não há informações sobre o lançamento global da MIUI 12.5 Enhanced Edition. Na China, o sistema chegará aos aparelhos a partir de 13 de agosto e deve contemplar dispositivos como o Mi Mix 4, Mi Series 11 e 10, Mi 10 Ultra, Redmi K40, Redmi K30 Pro e Redmi K30S. Será que agora a gigante chinesa conseguirá fazer seu sistema modificado rodar com perfeição nos aparelhos?

Fonte: Android Authority  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.