Publicidade

Google pode exigir suporte a temas dinâmicos em sistemas baseados no Android 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2022 às 12h17

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O suporte a temas dinâmicos pode se tornar requisito obrigatório para qualificação de desenvolvedores no uso do Google Mobile Services (GMS), que permite a criação de sistemas operacionais baseados no Android. Os fabricantes de telefones que quiserem usar suas versões modificadas precisarão garantir suporte ao Monet ou a uma estrutura similar capaz de reproduzir as cores.

Essa necessidade seria uma tentativa do Google de forçar os criadores de programas e jogos a tornar suas aplicações integradas ao novo visual. Hoje, não é necessário oferecer suporte ao tema dinâmico, mas quem oferece parece se destacar na multidão.

Continua após a publicidade

Assim, os fabricantes de sistemas — como a One UI (Samsung), ColorOS (Oppo) e MIUI (Xiaomi) — precisariam necessariamente entregar uma solução compatível como forma de manter o funcionamento de vários aplicativos do Google e terceiros. É bem verdade que muitos já oferecem tal suporte, mas há alguns softwares que não aderiram à moda do Material You.

O próprio Google já deu o exemplo ao iniciar a transposição dessa funcionalidade para o sistema operacional dos chromebooks, o Chrome OS. Ainda não está plenamente funcional, mas os testes inciais já exibem mudanças em janelas e fontes alteradas.

Tema dinâmico, Material You e o Android 12

O tema dinâmico é uma das grandes novidades do Android 12 e surgiu como um recurso exclusivo dos telefones da linha Pixel. O recurso traz uma aparência mais consistente e única ao aplicar as cores do papel de parede a menus, caixas de seleção e botões de todo o sistema.

Continua após a publicidade

A estrutura Monet foi criada pelo Google para alimentar o sistema de cores dinâmicas ao extrair cinco tons relacionados à cor dominante do seu papel de parede. A partir disso, o algoritmo aplica as tonalidades em toda a interface do usuário e nos apps que o suportam. Assim, cada telefone deve ter um visual exclusivo, porém unificado em todo o sistema operacional.

Não dá para saber se isso se concretizará, mas, segundo uma fonte do site Android Authority, a expectativa é de algum anúncio no dia 14 de março de 2022. Se isso for verdade, é provável que os desenvolvedores tenham pouco mais de um mês para correr com suas soluções ou podem ficar sem apoio do Google para trabalhar nas suas modificações.

Fonte:  Android Authority