Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança rede capaz de encontrar celular offline

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Abril de 2024 às 15h34

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google lançou oficialmente sua nova rede Encontre Meu Dispositivo nesta segunda-feira (8). Similar ao Find My da Apple, o recurso permite a busca por celular Android, fone de ouvido, chaves e afins sem depender exclusivamente do acesso à internet no dispositivo porque usa conexão via Bluetooth entre aparelhos compatíveis com a novidade.

Google lança rede Encontre Meu Dispositivo

A novidade, que começou a ser liberada na semana passada, se aproxima de soluções de Apple e Samsung e também cria uma rede integrada de celulares, fones de ouvido e mais conectados via Bluetooth. Isso permite detectar os dispositivos nas proximidades para registrar a localização do dispositivo sem depender do acesso à internet.

Continua após a publicidade

Ao rastrear o sinal, a localização é enviada à rede através de um dispositivo com Android conectado à internet, de maneira segura e privada. Depois, você consegue ver pelo seu computador ou tablet onde seu celular está pelo Encontre Meu Dispositivo, mesmo que o aparelho esteja offline e você distante do local.

Contudo, apenas o Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro poderão explorar uma das maiores vantagens do iPhone: o acesso à localização do celular mesmo ao mantê-lo desligado. Por ora, não há previsão de liberação do recurso aos demais celulares, mas o Google afirmou ao Canaltech que está "trabalhando com parceiros da indústria para trazer a capacidade de encontrar dispositivos com baterias descarregadas para outros dispositivos premium Android".

Além disso, a plataforma pode ser usada para encontrar os aparelhos conectados à conta nas proximidades. Os dispositivos da família Nest também podem ser usados como referência dentro da sua casa ou escritório, para dizer se a chave está na sala de estar, quarto ou cozinha, por exemplo. Você também consegue compartilhar a localização de um dispositivo com amigos ou família através do app Encontre Meu Dispositivo, no Android.

A partir de maio, o Google também vai liberar o acesso a tags de rastreamento via Bluetooth no aplicativo.

Todo esse processo é realizado em segurança e com foco em privacidade. Segundo o Google, além de oferecer controle dos dispositivos conectados à rede Encontre Meu Dispositivo, o sistema oferece “criptografia de ponta a ponta de dados de localização e outras medidas para evitar o rastreamento indesejado, como os relatórios agregados de localização de dispositivos.

Sem Brasil por enquanto

O lançamento, no entanto, é restrito a apenas dois países neste primeiro momento: Canadá e Estados Unidos. Ao Canaltech, o Google informou que a "implementação global será concluída ao longo dos próximos meses", mas não deu uma data exata de estreia no Brasil.

Continua após a publicidade

“O novo Encontre Meu Dispositivo funciona com dispositivos com Android 9 ou mais recente”, anunciou a empresa. “Fique atento às atualizações de software para fones de ouvido da JBL, Sony e outros, que em breve se juntarão à rede Encontre Meu Dispositivo.”

Atualizado na quarta-feira (10), às 9h15, com o posicionamento do Google Brasil.