Novo recurso de compartilhamento rápido do Android é lançado oficialmente

Por Felipe Junqueira | 04 de Agosto de 2020 às 21h00
Reprodução/Google

O Nearby Share finalmente começou a ser liberado para usuários Android. É uma maneira simples e rápida de compartilhar arquivos com dispositivos próximos, sem depender da internet. Ao menos de maneira nativa no Android.

De acordo com a Gigante das Buscas, o recurso será liberado para todos os Android a partir do 6.0, começando nesta terça-feira (4).O recurso evita a necessidade de abrir um mensageiro ou app de e-mail para enviar arquivos rapidamente para alguém que esteja próximo. E, segundo a empresa, escolhe a melhor forma de envio automaticamente, entre Bluetooth, WebRTC ou Wi-Fi direto, e sem precisar de uma conexão com a internet.

Mais interessante é que a transferência é segura. É possível manter o recurso ativado sem que qualquer pessoa próxima encontre seu dispositivo, por exemplo. Além disso, dá para trocar arquivos sem precisar trocar informações pessoais de contato. Por fim, também facilita o envio de arquivos entre um celular Android e um notebook ChromeOS.

Nearby Sharing promete compartilhamento rápido e seguro (Imagem: Reprodução/Google)

O Nearby Share está disponível a partir de hoje (4) em dispositivos Pixel e alguns Samsung. Os modelos não foram especificados e aqui na redação do Canaltech não conseguimos encontrar a função. Se você quiser conferir no seu próprio aparelho, é só ir em Configurações > Google > Conexões do dispositivo > Compartilhar por proximidade.

Se não encontrar a opção, não se preocupe: a liberação será feita aos poucos. Enquanto isso, usuários iOS já possuem o AirDrop desde 2011. Claro que há soluções de terceiros similares no Android, mas nada como um recurso nativo para democratizar o compartilhamento de arquivos, certo?

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.