20 melhores widgets para colocar na tela do Android

20 melhores widgets para colocar na tela do Android

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 01 de Dezembro de 2021 às 21h30
André Magalhães/Canaltech

Os widgets são uma alternativa interessante para personalizar a sua tela inicial do Android. Vários aplicativos oferecem versões variadas desse recurso, com diferentes tamanhos e atalhos para executar funções rapidamente pela sua home. Portanto, caso queira manter uma tela funcional para acessar seus principais aplicativos, vale a pena deixá-la do seu jeito com a ajuda desses componentes.

Para adicioná-los no Android, basta pressionar e segurar a tela, tocar em “Widgets” e escolher entre os itens do catálogo. Não sabe qual adicionar em sua tela inicial? O Canaltech preparou uma lista com 20 opções! Veja quais são a seguir.

1. Google Agenda

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O widget do Google Agenda traz um caminho rápido para encontrar os seus eventos do dia. Com interface similar ao aplicativo de calendário, cria uma lista com quadros de cada compromisso, exibindo detalhes do título e do horário.

Acesse sua agenda com o widget na tela inicial (Captura de tela: André Magalhães)

Além de exibir os eventos, o widget ainda disponibiliza um atalho para criar novas marcações pelo aplicativo. O Google Agenda pode ser usado para registrar eventos, lembretes e tarefas diárias.

2. Gmail

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Com funcionamento similar ao Google Agenda, o widget do Gmail exibe os itens mais recentes da sua caixa de entrada. Ao configurar o recurso, é possível escolher uma pasta específica para sincronização e acompanhar atualizações.

Gmail insere sua caixa de entrada em widget para Android (Captura de tela: André Magalhães)

Há, ainda, um ícone para escrever uma nova mensagem pelo aplicativo. Esse formato de widget também é encontrado em outros aplicativos de e-mail, como o Outlook (Android | iOS).

3. WhatsApp

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

No Android, o WhatsApp possui três versões diferentes de widgets para a tela inicial. O maior modelo inclui uma lista com as mensagens mais recentes e abre suas conversas rapidamente com apenas um toque.

Leia as mensagens mais recentes com o widget (Captura de tela: André Magalhães)

O mensageiro ainda inclui outros dois atalhos em formato de ícones. É possível, por exemplo, criar um atalho para uma conversa específica ou abrir a câmera do aplicativo com apenas um toque.

4. Telegram

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Rival do WhatsApp, o Telegram também oferece boas opções de widgets para a tela inicial. A primeira versão inclui a lista de mensagens mais recentes no seu app de mensagens, com atalhos para as conversas.

Telegram facilita o acesso às suas conversas preferidas pelo widget (Captura de tela: André Magalhães)

O segundo modelo de widget, por outro lado, fixa as suas conversas preferidas no aplicativo. Basta escolher entre contatos e grupos para criar ícones na sua tela inicial. Novamente, ao tocar em cada opção, a conversa será aberta.

5. Google Maps

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Importante utilitário para a navegação por GPS, o Google Maps também apresenta opções funcionais de widget para a tela inicial. Com a maior versão, é possível acessar suas rotas para casa ou trabalho e encontrar estabelecimentos comerciais próximos.

Encontre locais próximos com o widget do Maps (Captura de tela: André Magalhães)

O widget também disponibiliza uma barra de pesquisa para procurar por endereços rapidamente. Ao tocar em cada botão, o app é aberto já com as rotas configuradas para os destinos.

6. OneNote

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Precisa acessar a sua lista de compras do mercado rapidamente? Os aplicativos de notas incluem widgets para encontrar todos os seus arquivos. É o caso do OneNote, aplicativo de anotações da Microsoft.

Widget do OneNote concentra suas anotações em um só lugar (Captura de tela: André Magalhães)

O widget para a tela inicial lista todos os seus blocos de anotações mais recentes. Além disso, inclui atalhos para criar notas com textos, imagens e gravações de áudio a partir da tela inicial.

7. Google Fotos

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Google Fotos possui um widget muito interessante para o Android: fixado na tela inicial, exibe lembranças salvas na sua galeria e atualiza as fotos exibidas automaticamente. O resultado é muito similar à experiência da tela de visualização “Hoje”, do iPhone.

Google Fotos tem um interessante widget para Android (Captura de tela: André Magalhães)

Outro detalhe de destaque sobre o widget é a possibilidade de personalização: o app oferece molduras em modelos e tamanhos diferentes para a sua tela inicial. Ao tocar na imagem, é possível visualizá-la no Google Fotos.

8. TikTok

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Quer descobrir as novidades e tendências do TikTok? Com a ajuda de um widget, é possível encontrar quais são as hashtags mais populares entre a comunidade da rede social de vídeos.

Acesse e participe de desafios com o widget da tela inicial (Captura de tela: André Magalhães)

O widget é atualizado automaticamente com novas hashtags. Ao tocar na miniatura, o aplicativo é aberto com os principais vídeos relacionados a essa “trend”. É uma ferramenta interessante para descobrir quais são os principais assuntos da rede.

9. Spotify

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Muitos players de música e serviços de streaming disponibilizam widgets próprios para a tela inicial. Dessa forma, é possível controlar a reprodução sem a necessidade de abrir o aplicativo. Esse formato de widget é muito comum em versões do Android desde os tempos de Google Play Music.

Controle a reprodução das suas músicas no widget (Captura de tela: André Magalhães)

O Spotify foi usado como exemplo, mas é bom lembrar que não é o único serviço com esse recurso. Amazon Music (Android | iOS), Apple Music (Android | iOS), Deezer (Android | iOS) são algumas plataformas de streaming musical que também oferecem acesso a widget próprio.

10. Google Play Livros

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Você tem o costume de ler pelo celular? O Google Play Livros oferece o acesso rápido à sua biblioteca de livros com um dos widgets mais bonitos entre os aplicativos da empresa. A função exibe os seus títulos mais recentes na tela inicial de forma enfileirada.

Widget permite acessar o Google Play Livros rapidamente (Captura de tela: André Magalhães)

Para começar a ler, basta tocar em um livro e abrir o app. Não se preocupe: mesmo com o uso do widget, a plataforma exibirá a última página lida e salvará o seu progresso.

11. Steam

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Uma dica para os gamers: o aplicativo da Steam possui um widget próprio para acessar os códigos do Steam Guard. Esse recurso é utilizado para a verificação em duas etapas da plataforma e inclui códigos temporários que precisam ser adicionados às suas tentativas de login em novos dispositivos.

Verifique seus códigos do Steam Guard com o widget (Captura de tela: André Magalhães)

Com o widget, não é necessário abrir o aplicativo para receber o seu código. A verificação em duas etapas é uma importante medida de segurança para proteger a sua conta.

12. Sofascore

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Para não perder nenhum placar dos seus esportes favoritos, o Sofascore é uma opção muito interessante. Além de exibir notificações de pontuação, o aplicativo possui um widget e permite que o usuário adicione as suas partidas favoritas.

Widget do Sofascore atualiza placares esportivos em tempo real (Captura de tela: André Magalhães)

O widget pode ser configurado com partidas em competições de diferentes modalidades, com atualização ao vivo. Futebol, basquete, futebol americano, hóquei no gelo e tênis são alguns dos esportes inclusos na cobertura do app.

13. Google Notícias

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O widget do Google Notícias inclui um resumo com cinco manchetes principais, atualizadas regularmente conforme seu interesse. Na tela inicial, basta navegar entre as setas para ler cada título e tocar nas matérias para acessar o modo de leitura.

Confira um resumo de notícias no widget (Captura de tela: André Magalhães)

Além disso, algumas manchetes possuem o ícone "cobertura completa". Quando selecionado, o Google Notícias abre uma lista de notícias relacionadas a esse assunto principal. O widget também conta com uma miniatura informando a temperatura atual em sua cidade.

14. Investing.com

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O widget do Investing.com é essencial para acompanhar a movimentação de ações, cotações e bolsas de valores pela tela inicial do seu celular. É possível adicionar até quatro opções diferentes para o widget, com atualizações em tempo real.

Acompanhe informações de câmbio e ações no widget para Android (Captura de tela: André Magalhães)

Para inserir uma nova ação ou cotação, é necessário tocar no ícone de “+” do widget. Em seguida, busque pelas opções na lista do aplicativo e toque na estrela para adicioná-las à lista de favoritos. Em seguida, as informações são atualizadas regularmente.

15. Google Chrome

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Muitos apps de navegadores disponibilizam widgets próprios para a pesquisa ou atalhos para sites específicos. O Google Chrome também apresenta uma opção para fixar a sua barra de favoritos na tela inicial, facilitando o acesso.

Widget do Google Chrome facilita o acesso à sua barra de favoritos (Captura de tela: André Magalhães)

Pelo widget, basta escolher uma de suas pastas de favoritos e armazená-la na tela do seu celular. Dessa forma, ao tocar em cada opção, a página será carregada no Google Chrome.

16. Bem-estar Digital

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Quer saber quanto tempo passa nos seus aplicativos preferidos? O Bem-estar Digital é uma ferramenta nativa do Android que informa o seu tempo de uso no smartphone e ainda apresenta recursos para limitar o acesso aos seus apps mais usados durante o dia.

Confira seu tempo de uso diário pelo widget na tela (Captura de tela: André Magalhães)

O widget da ferramenta é muito direto e exibe a quantidade de tempo gasta com o celular no seu dia. Há, ainda, outra opção com um gráfico dos aplicativos mais utilizados. Ao tocar no widget, é possível acessar as informações com detalhes e encontrar funcionalidades para controlar seu uso diário.

17. 1Weather

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Os widgets de temperatura são formatos muito populares no Android. Normalmente, as interfaces incluem opções nativas com informações do clima, porém também há a possibilidade de optar por apps de terceiros, como o 1Weather.

1Weather permite personalizar seu widget de temperatura (Captura de tela: André Magalhães)

O 1Weather é um aplicativo muito versátil para montar o seu widget: são disponibilizados diferentes modelos e molduras para personalização. Dessa forma, é possível escolher informações com a temperatura atual, previsão para o dia e calendário.

18. Time Until

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Conta as horas para aquele dia especial? O Time Until pode te ajudar com isso: o aplicativo é usado para criar contagens regressivas e disponibiliza um widget para a tela inicial. Com o app, é possível conferir rapidamente a quantidade de dias restantes para seus eventos.

Use o app para criar contagens regressivas e criar widget (Captura de tela: André Magalhães)

O aplicativo cria a sua contagem regressiva com informações de horário e descrição do evento. Além disso, oferece opções de personalização com imagens de fundo da sua galeria.

19. Chronus

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Existem, também, aplicativos voltados para a criação de widgets personalizados. É o caso do Chronus, que oferece uma alternativa funcional para personalizar a sua tela inicial e substituir as opções nativas do seu sistema.

Chronus permite personalizar widget com diferentes temas (Captura de tela: André Magalhães)

O widget do Chronus é configurado com diferentes templates e inclui opções como relógio, calendário, temperatura, agenda, ações financeiras e feed de notícias. Alguns modelos, entretanto, são limitados para a versão Pro do app.

20. Battery Widget

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Outro modelo muito comum de widget é o medidor do nível de bateria do seu celular. O Battery Widget é um aplicativo desenvolvido para configurar esse recurso no seu celular Android e personalizá-lo da sua maneira.

Monitore o status da sua bateria no Battery Widget, para Android (Captura de tela: André Magalhães)

O app oferece um widget simples com a porcentagem da bateria e outro com um gráfico do consumo. Para alterar entre temas e personalizaar cores, é necessário adquirir uma versão paga do Battery Widget, com planos a partir de R$ 8,49.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.