Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos traz ajustes visuais e em recursos para se adaptar ao Material You

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Junho de 2021 às 13h25

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Google

O Material You foi um dos anúncios mais impactantes do Google I/O, com uma nova identidade visual e a completa personalização do design dos aparelhos Android. Agora, esse recurso deve impactar também o aplicativo do Google Fotos, ainda que de maneira sutil, por enquanto.

Segundo o portal XDA-Developers, a versão 5.43 do programa traz um texto do cabeçalho maior que lembra o app de Configurações do Android 12. Há também algumas alterações em termos de funcionalidade: quando se aumenta o zoom na biblioteca, por exemplo, a data em que o conjunto atual de imagens foi obtido permanece exibida no canto superior esquerdo.

Nos últimos meses, o Google Fotos trouxe diversas novas memórias para ajudar as pessoas a relembrar fatos marcantes da vida pré-pandemia. No intuito de valorizar isso, o app vai mostrar essas recordações com mais destaque, no topo da visualização. Caso haja um álbum de imagens em uma determinada data, ele também pode ser visualizado como uma história, ao navegar pela biblioteca de imagens, com uma capa e "melhores momentos" selecionados.

Continua após a publicidade

Clique nas imagens para ampliar:

Por fim, o aplicativo também parece estar testando um menu flutuante que, quando tocado, mostra um botão “Selecionar”. Se todas as imagens foram tiradas no mesmo dia e local, o menu flutuante vai exibir uma opção de "Visualizar no mapa", que revela a localização geográfica de onde ocorreu o registro fotográfico.

Curiosamente, isso foi encontrado em um Android 10, o que revela que os apps serão redesenhados para o Material You, independentemente da versão do sistema operacional — o que deve ficar de fora, nestes casos, é apenas a harmonização das cores.

Continua após a publicidade

O Google Fotos é o primeiro grande app que começa a se adaptar ao novo estilo. Há indícios de que o Google Chrome pode ir pelo mesmo caminho, mas até agora nada foi tão destacado assim.

O que você achou das adaptações do aplicativo de fotos: melhorou ou piorou? Use o campo de comentários e dê a sua opinião.

Fonte: XDA-Developers