Publicidade

Desenvolvedor leva o Android 13 para o Raspberry Pi 4

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Android 13 mal foi lançado e já recebeu uma portabilidade para rodar em dispositivos além dos celulares, como o popular Raspberry Pi 4 e derivados. Estes pequenos computadores de placa única tem custo reduzido e são ótimos para desempenhar tarefas simples.

Um desenvolvedor da XDA Developers, chamado KonstaT, criou uma ROM personalizada para quem quiser instalar o novíssimo sistema do Google nos PCs portáteis. A versão é compatível com o Raspberry Pi 4, Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi Compute Module 4 — embora este último exija uma placa adicional de suporte para rodar corretamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Trata-se de uma versão funcional que roda como se estivesse em um aparelho celular, com suporte a diversos recursos nativos como áudio, bluetooth, câmera, GPS, Ethernet, HDMI e até gráficos acelerados por hardware. É claro que alguns ajustes precisam ser feitos para tudo funcionar corretamente, como configurar módulos ou adaptar acessórios, por isso a instalação é recomendada apenas para usuários avançados.

Rodando no Pi 400, é possível até usar mouse, teclado e dispositivos externos de armazenamento para dar um toque de notebook ao seu Android 13. A iniciativa pode ser interessante para quem precisa utilizar programas mobile, mas prefere mexer em uma tela grande em vez de ficar limitado aos recursos de toque dos celulares.

A instalação pode ser feita a partir de um cartão microSD após a restauração do PC. As atualizações do Google chegarão normalmente a partir de uma adaptação feita pelo desenvolvedor, mas precisarão de algumas etapas extras para funcionar.

Android 13 no Raspberry Pi 4

É fundamental diferenciar o Android 13 modificado rodando em um Raspberry de um aparelho rodando o Android TV nativamente. Os set-top boxes, por exemplo, são usados como conversores de TV analógica e utilizam uma versão criada especialmente para televisores.

Como o Android 13 não tem um sistema de codificação e decodificação de vídeo com suporte ao hardware dos Raspberrys, você precisará utilizar codecs baseados em software para tudo funcionar corretamente. Está exigência obviamente impactará no desempenho, o que pode ser um ponto negativo para quem deseja rodar jogos ou programas mais pesados.

Por outro lado, o experimento pode ser divertido para quem tem um Raspberry Pi 4 sobrando por aí ou que deseja experimentar o Android 13 sem ter um celular da linha Pixel, do Google, o único a receber oficialmente o sistema operacional. O download pode ser feito diretamente no fórum da XDA-Developers e a instalação é por sua conta e risco.