Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

13 grandes novidades do Android 13

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Agosto de 2022 às 15h33

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google enfim lançou a versão final do Android 13 nesta segunda (15). A grande atualização chega em sua edição mais pura nos smartphones da linha Pixel repleta de novidades e adições importantes que dão frescor para a rotina com o celular, junto com ajustes valiosos em funções importantes do sistema operacional.

O longo período de testes acabou um pouco mais cedo do que o esperado e, a partir dele, muitas funcionalidades puderam ser antecipadas, contudo, sem a certeza de que seriam de fato lançadas com o Android 13. Agora, com a edição definitiva disponível, dá para dizer com exatidão quais ideias o Google decidiu levar para frente e o que acabou ficando para trás durante o desenvolvimento.

As principais novidades do Android 13

Continua após a publicidade

13. Novo reprodutor de mídia

Uma das novidades mais interessantes do Android 13 está no novo reprodutor de mídia nativo. A função é encontrada no lugar de sempre, a seção de Configurações Rápidas, mas está maior, mais elegante, dispõe mais informações logo de cara e muda de aparência conforme o app e o conteúdo reproduzido (álbum ou vídeo, por exemplo).

12. Cores Dinâmicas aos montes

O Material You introduzido no Android 12 também dá vida ao visual do Android 13. O sistema de extração de cores do novo SO está ainda mais robusto e é capaz de produzir até 16 opções de temas diferentes a partir da paleta do papel de parede. Além disso, há mais opções em cores sólidas para escolher.

Os ícones de aplicativos também poderão ser redecorados conforme o tema escolhido. Naturalmente, isso depende da implementação do desenvolvedor responsável pelo programa, então nem todos os ícones poderão ser personalizados à vontade.

11. Indicador de apps ativos

Continua após a publicidade

O Android 13 deixará mais claro quando houver aplicativos rodando em segundo plano. Na seção de Configurações Rápidas, o sistema informará quantos aplicativos estão ativos no momento e por quanto tempo estão nessa condição. Ao lado, estão dispostos botões “Stop” (“Parar”, em português) que interrompe o funcionamento do app para poupar memória, processamento e bateria.

10. Idiomas específicos para cada app

Você é fluente em mais de um idioma, ou quer praticar uma língua estrangeira num app do celular? No Android 13, cada programa pode ter um idioma diferente. Assim, o usuário pode definir as preferências como quiser, seja para deixar a prática em dia ou para evitar traduções problemáticas.

Continua após a publicidade

9. Hora de dormir

No novo Android 13, o usuário poderá definir o modo “Hora de Dormir”. A solução reduz a luminosidade do papel de parede, reduz o brilho da tela e ativa o modo escuro do Android para reverter a paleta de cores para um padrão menos agressivo para os olhos.

8. Escolha só uma foto

Agora não é mais necessário conceder permissão de acesso a todos os seus arquivos na hora de usar um app. Quando precisar de um arquivo, seja para montar um perfil pessoal ou compartilhar uma mídia, escolha exatamente a foto ou o vídeo desejado para fornecer ao aplicativo.

Continua após a publicidade

7. Área de Transferência privativa

A área de Transferência do celular por vezes é uma área esquecida que movimenta muitos dados sensíveis como fotos, vídeos e até senhas. No Android 13, o sistema poderá limpar o histórico da seção automaticamente após uma hora.

6. Somente Notificações necessárias

Continua após a publicidade

Ao instalar um aplicativo novo, ele deverá solicitar ao usuário permissão para emitir notificações e não mais terá esse direito por padrão. Essa mudança de preferência, embora simples, pode ajudar você a se livrar dos avisos desnecessários.

5. Barra de Tarefa para tablets e dobráveis

O que era bom no Android 12L continua presente no Android 13 (agora, sem versões extras). Dispositivos com tela grande (tablets e dobráveis) tem a usabilidade incrementada pela já conhecida “barra de tarefas” do sistema, agora aprimorada em gestos que facilitam a multitarefa.

Continua após a publicidade

4. Bluetooth Low Energy (LE)

O suporte para o Bluetooth Low Energy (LE) dará aos celulares com Android 13 latência reduzida na transmissão de conteúdo e possibilitará uma sincronização de áudio ainda mais precisa. Além disso, a tecnologia também fornecerá qualidade aprimorada e a capacidade de transmitir para múltiplos aparelhos simultaneamente.

3. Suporte para Spatial Audio

Continua após a publicidade

Quando acompanhado por fones de ouvido compatíveis, o seu celular pode agora ativar o Spatial Audio para incrementar a imersão enquanto ouve música. A ferramenta rastreia o movimento da sua cabeça para redirecionar a origem do som e simular como se você estivesse no centro do estúdio.

2. Compartilhamento por aproximação

O Android 13 é compatível com a transmissão de aplicativos para Chromebooks. A função permite "espelhar" programas do celular no computador, permitindo ler e responder mensagens a partir do notebook. O suporte nativo inclui apps como Google Mensagens, WhatsApp e Signal.

Continua após a publicidade

1. Área de transferência remota

Numa atualização futura, o Android 13 também será compatível com uma área de transferências sincronizada entre dispositivos. O conteúdo salvo no celular (URL, foto, texto ou vídeo) poderá ser colado no tablet e vice-versa.