Como rastrear um celular perdido ou roubado

Como rastrear um celular perdido ou roubado

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 04 de Janeiro de 2022 às 15h45

É extremamente importante saber como rastrear um celular perdido ou roubado. Com o tempo, eles se tornaram itens essenciais do dia a dia, contendo informações importantes, como contatos, fotos, senhas, e muitas outras.

Dispositivos Android possuem um serviço do Google chamado de Encontre Meu Dispositivo. Trata-se de um sistema de rastreamento que permite encontrar a localização exata do aparelho — e que pode ser útil, inclusive, mesmo que você o tenha perdido dentro de casa. Confira abaixo mais detalhes!

Como ativar o Encontre Meu Dispositivo do Android

Se você adicionou uma Conta do Google no seu celular, o recurso Encontre Meu Dispositivo é ativado automaticamente. Mas, caso você tenha desativado a função e esteja preocupado, confira como ativá-la novamente.

  1. Acesse a aba de configurações do Android e selecione "Google";

  2. Em seguida, toque em "Segurança";

  3. Clique em "Encontre Meu Dispositivo";

  4. Ative o recurso e lembre-se de manter o GPS ligado.
Ative a função para poder ter como rastrear um celular perdido ou roubado (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como rastrear um celular Android perdido ou roubado

Para encontrar um celular Android usando a plataforma, é necessário que ele esteja ligado, conectado a uma Conta do Google, conectado aos dados móveis ou ao Wi-Fi, visível no Google Play e com a localização ativada.

  1. Acesse a plataforma Encontre Meu Dispositivo (Android | Web) através de um navegador web no PC ou em outro celular e, caso necessário, faça login com a sua conta;

  2. Em seguida, a plataforma mostrará informações de localização no mapa e informações como o nível de bateria e a conexão à internet;

  3. Após encontrá-lo, o Google oferece ainda três opções principais de ação.

    Ao selecionar "Reproduzir Som", o dispositivo emitirá um alarme por cinco minutos, mesmo no modo silencioso. A medida é útil para encontrar o aparelho perdido dentro de casa.

    Clicando em "Proteger dispositivo", o aparelho é bloqueado, e a conta do Google desconectada. É um recurso ideal caso você tenha perdido, mas sabe que existe a possibilidade de encontrá-lo — a localização ainda estará disponível com o bloqueio.

    Ao clicar em "Limpar dispositivo", isso apagará todos os dados do celular, e não será mais possível acessar sua localização. Isso pode ser bastante útil se você perdeu definitivamente o aparelho ou ele foi roubado.
Use a plataforma Encontre Meu Dispositivo para rastrear um celular perdido ou roubado (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como rastrear um iPhone perdido ou roubado

No caso de perda ou furto do iPhone, ative a função “Buscar” e utilize o iCloud para encontrá-lo. Além disso, também é possível localizá-lo mesmo que esteja desligado, ou, em casos mais extremos, bloqueá-lo.

E assim, você conseguiu rastrear um celular Android perdido ou roubado para descobrir onde ele estava. Além disso, já sabe que é possível bloqueá-lo ou mesmo apagar todos os seus dados a distância, evitando transtornos ainda maiores.

Canaltech no YouTube

Após fazer as configurações iniciais no seu smartphone da Apple, vale garantir que a opção “buscar iPhone” está, de fato, ativada. Já que o uso do recurso é essencial em caso de perda do aparelho. Saiba como usar a função e veja o que mais pode ser feito quando o dispositivo é perdido. Assista ao vídeo PERDI MEU IPHONE! COMO BLOQUEAR E FORMATAR O IPHONE A DISTÂNCIA e se inscreva no Canaltech no YouTube.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.