Como rastrear seu Android perdido ou roubado com o Encontre meu Dispositivo

Dispositivos Android possuem um serviço do Google feito para facilitar a vida dos usuários que perderam ou tiveram seus tablets e smartphones roubados. Chamado de Encontre Meu Dispositivo (Android), trata-se de um sistema de rastreamento que permite encontrar o aparelho — e que pode ser útil, inclusive, caso você tenha perdido o gadget dentro de casa.

Por meio de um mecanismo bem simples, usando apenas o login na conta do Google, é possível ter uma ideia do local em que se encontra o dispositivo. Mesmo que ele não esteja com o GPS ativado, a ferramenta é capaz de rastrear e obter a localização do gadget, mesmo com uma pequena margem de erro.

Nas dicas a seguir, ensinamos como ativar esse recurso. Primeiramente, vamos mostrar como deixar seu aparelho rastreável – algo essencial para que a localização funcione quando o tablet ou celular desaparecer. Em seguida, confira como encontrar o dispositivo pelo aplicativo ou site.

Como ativar o Encontre Meu Dispositivo

Passo 1: abra as configurações do aparelho e selecione a aba “Google”;

Acesse o menu de configurações (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 2: em seguida, vá em “Segurança”;

Abra as opções de segurança da conta (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 3: na aba de segurança, selecione “Encontre Meu Dispositivo”;

Recurso está incluso nas configurações (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 4: marque o botão para ativar o recurso;

Ative a opção (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 5: mantenha a localização por GPS ligada. Dessa forma, é possível encontrar o dispositivo se estiver ligado e com conexão à internet. Através dessa ferramenta, usuários conseguem bloquear ou até mesmo apagar todo o conteúdo, mantendo a segurança do gadget perdido ou roubado.

Lembre-se de manter a localização ligada (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Como rastrear seu Android com o Encontre Meu Dispositivo através de computador

Passo 1: somente é possível rastrear um aparelho quando perdido ou roubado caso você tenha seguido os passos acima, antes do incidente. Depois que você já deixou seu aparelho rastreável para o Google, quando precisar encontrá-lo, acesse a página do rastreador de dispositivos Android;

Passo 2: faça login com a conta do Google vinculada ao smartphone ou tablet;

Insira suas informações de conta (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 3: após concluir o acesso, a plataforma tentará fazer a conexão com o aparelho. Ao conseguir fazer contato, mostrará informações de localização no mapa e informações como o nível de bateria e a conexão à internet;

Tela principal do rastreamento (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 4: são oferecidas três opções principais de ação. Ao selecionar “Reproduzir Som”, o dispositivo emitirá um alarme por cinco minutos, mesmo no modo silencioso. A medida é útil para encontrar o aparelho dentro de casa;

Emita um alarme sonoro (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 5: a opção “Proteger dispositivo”, o aparelho é bloqueado e a conta do Google desconectada. É um recurso ideal caso você tenha perdido o gadget, mas sabe que existe a possibilidade de encontrá-lo - a localização ainda estará disponível com o bloqueio;

Medida de proteção para seu celular ou tablet (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 6: a terceira opção, “Limpar dispositivo”, apaga todos os dados. Não é possível utilizar a localização depois dessa medida. pode ser bastante útil caso você tenha perdido definitivamente seu tablet ou smartphone, ou então ele tenha sido roubado.

Remova todas as informações do aplicativo (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Como rastrear seu Android com o aplicativo Encontre Meu Dispositivo 

Passo 1: baixe o Encontre Meu Dispositivo na Play Store;

Passo 2: entre com uma conta no Google;

Faça login pelo app (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 3: selecione o dispositivo que deseja localizar. Caso tenha conexão com a internet e localização por GPS ativa, suas informações serão mostradas. Em seguida, escolha entre as opções já mencionadas anteriormente - “Reproduzir som”, “Proteger dispositivo” e “Limpar dispositivo”.

Rastreamento pelo aplicativo (Foto: Reprodução/André Magalhães)

E assim você conseguiu rastrear seu aparelho Android perdido ou roubado para descobrir onde ele estava. Além disso, já sabe que é possível bloqueá-lo ou mesmo apagar todos os seus dados à distância, evitando assim transtornos ainda maiores quando seu Android foi roubado ou perdido.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.