O que é Backup e por que ele é importante?

Por Lu do Magalu | 16 de Abril de 2021 às 11h30
Katie White/Pixabay

Oi, gente! Se você está começando no mundo da tecnologia, certamente já deve ter ouvido falar da palavra "Backup", né? É que ela aparece em muitos lugares e de maneiras diferentes, só que com uma mesma função: a segurança de seus dados. 💙

A palavra Backup é um termo muito usado em tecnologia, ela significa “Cópia de segurança” e está diretamente relacionada com seus dados. É que no dia a dia, dá para encontrar muitos tipos de Backup seja de mensagens de um aplicativo, das fotos no seu celular ou até mesmo do sistema do computador. 📱

Por isso, hoje vou explicar direitinho como isso funciona e por que o Backup é tão importante. Olha só! 😉

Backup: por que ele é importante?

Gente, fazer um Backup dos seus dados, significa ter guardado uma cópia exata deles em algum outro lugar. Normalmente, os serviços de Backup guardam essa cópia em nuvem (sistemas de armazenamento de dados da internet). Assim, você pode baixar seus dados com facilidade só de se conectar.

Isso funciona para vários aplicativos como, por exemplo, o WhatsApp que salva uma cópia de suas mensagens e também arquivos recentes enviados na mídia. Assim, se você precisar trocar de celular, ou perder arquivos importantes, você pode baixar eles da cópia de segurança.

Ah! Também existem serviços como o Google Drive e o iCloud que oferecem armazenamento para guardar seus arquivos em nuvem. Essa é outra forma de proteger suas fotos e documentos fazendo Backup.

Então o Backup funciona como os “Checkpoints” (Pontos de salvar) dos videogames, sabe? Ele é um lugar para onde você pode voltar digitalmente sem perder todos os seus dados. Você já deve ter ouvido falar de alguém que perdeu dados ao molhar o celular, ou teve que fazer uma restauração de fábrica.

Quem faz um backup diário de seus dados, tem uma segurança maior nessas ocasiões em que acontecem imprevistos ou acidentes. Por isso, ter um backup é importante. Ah! E na maioria das vezes você pode deixar ele configurado para ser automático. O que deixa tudo isso ainda mais fácil.

Prontinho! Agora você sabe o que é Backup e porque ele é tão importante. Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos.🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.