Como bloquear ligações irritantes no seu celular Android

Por Matheus Bigogno Costa | 29 de Junho de 2020 às 18h00

Você com certeza já recebeu dezenas de ligações de vendas de telemarketing, de números desconhecidos, ou spam. Mas, se você utiliza um celular Android que é compatível com o app Telefone, desenvolvido pelo Google, saiba que agora pode filtrar e bloquear estas chamadas irritantes de spam.

O recurso foi lançado em abril deste ano e, para acessá-lo, basta apenas habilitar a função “Filtrar chamadas de spam” na aba “Identificador de chamadas e spam”. Feito isso, você não vai mais receber notificação de chamadas spam no seu telefone.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Se você quer evitar chamadas irritantes ou spam, confira neste tutorial como filtrar e bloquear chamadas suspeitas no seu celular Android, utilizando o app Telefone.

Telefone do Google: como bloquear ligações irritantes

Passo 1: na tela inicial do seu celular Android, abra o app Telefone. Se o seu celular não tiver o aplicativo instalado, você pode acessar a Play Store, verificar se ele é compatível com o seu dispositivo e baixá-lo.

Na tela inicial do seu celular Android, clique no App Telefone (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: clique no ícone de “Três pontos” no canto superior direito da tela.

Clique no ícone de "Três pontos" no canto superior direito da tela (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: com o menu aberto, clique em “Configurações”.

Com o menu aberto, clique em "Configurações" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: na aba de “Configurações” do app, clique em “Identificador de chamadas e spam”.

Com a aba de "Configurações" aberta, clique em "Identificador de chamadas e spam" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: habilite a função “Filtrar chamadas de spam”. Feito isso, toda chamada que for classificada como spam será filtrada e seu celular não irá exibir a notificação de que você está recebendo uma ligação.

Habiite a função "Filtrar chamadas de spam" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: se você ainda assim receber uma chamada inconveniente que não for considerada spam pelo app, pode bloquear o número manualmente, acessando a aba “Recentes.

Caso queira bloquear uma ligação que não foi classificada como spam, acesse a aba "Recentes" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 7: pressione o dedo alguns segundos sobre o número que você quer bloquear e clique em “Bloquear/denunciar spam” no menu que for exibido.

Pressione o dedo alguns instantes sobre o número que você quer bloquear e clique em "Bloquear/denunciar spam" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 8: uma pop-up será exibida informando que você não receberá mais chamas ou mensagens de texto deste número. Clique em “Bloquear” para concluir o processo.

Com a pop-up aberta, clique em "Bloquear" para finalizar o processo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode filtrar e bloquear chamadas desconhecidas ou indesejadas no seu celular Android, utilizando o app Telefone do Google.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.