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Não Me Perturbe | Como bloquear telemarketing pela Anatel

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Maio de 2024 às 17h35

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Moose Photos/Unsplash
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A plataforma Não Me Perturbe permite bloquear telemarketing de empresas prestadoras de serviços de telecomunicações e de instituições financeiras com operações de empréstimo e cartão de crédito consignado. A ferramenta, criada pela Anatel em parceria com empresas desses setores, funciona através de um cadastro único em uma lista de exclusão para ser usada por quem não quer receber esse tipo de ligação.

O Não Me Perturbe é gratuito e funciona, mas tem uma limitação: evita apenas o contato de empresas participantes — ou seja, se uma empresa resolve não seguir as regras, vai seguir fazendo contato com você. Além disso, ligações de cobrança, suporte e pesquisas de satisfação não são bloqueadas.

Como bloquear telemarketing com o Não Me Perturbe

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O cadastro na plataforma e a solicitação de bloqueio de chamadas de telemarketing podem ser realizados tanto pelo site oficial quanto pelos aplicativos para celular.

  1. Abra o aplicativo (Android | iOS) ou acesse naomeperturbe.com.br;
  2. Faça o cadastro e efetue o login;
  3. Acesse “Solicitar bloqueio”;
  4. Informe o seu número de telefone;
  5. Marque as empresas que deseja bloquear telemarketing;
  6. Valide o bloqueio com o código enviado por SMS.

Após o envio da solicitação, o bloqueio será efetivado dentro de até 30 dias úteis. É possível excluir o cadastro da plataforma a qualquer momento — nesse caso, o prazo para processamento é de até 10 dias úteis.

Quais empresas estão no Não Me Perturbe

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As principais empresas de telecomunicações e instituições financeiras estão contempladas no Não Me Perturbe.

Prestadoras de Serviços de Telecomunicações

As empresas participantes que prestam serviços de telefonia móvel, telefone fixo, TV por assinatura e internet são:

  • Algar Telecom
  • Claro
  • Oi
  • Sercomtel
  • Sky
  • TIM
  • Vivo
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Instituições financeiras

Várias instituições financeiras com operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado também participam do Não Me Perturbe. São elas:

  • Agibank
  • Ágil
  • Banco Alfa
  • Banco Arbi
  • Banco J. Safra S.A.
  • Bancoob
  • Banco C6
  • Banco Carrefour
  • Banco Digimais
  • Banco do Brasil
  • Banco Master
  • Banco Paulista
  • Banco Pine
  • Banco Senff
  • Banpará
  • Banrisul
  • Bari
  • Becker Financeira
  • Bradesco
  • Bradesco Financiamentos
  • BMG
  • BRB
  • BV
  • Caixa
  • Ccb Brasil
  • Ccb Brasil Financeira
  • Cdc Bank
  • Cetelem-Bnp
  • Crediare S/A - Cfi
  • Digio
  • Daycoval
  • Facta Financeira
  • Financeira Alfa
  • Gazinbank
  • Hs Financeira
  • Inter
  • Itaú-Unibanco
  • Itaú Consignado
  • Mercantil do Brasil
  • Mercantil do Brasil Financeira
  • Nbc Bank
  • Nubank
  • Pan
  • Paraná Banco
  • Parati Cfi
  • Pefisa
  • Picpay
  • Safra
  • Santander / Olé
  • Sicredi
  • Zema Financeira

Após um ano do pedido de bloqueio de telemarketing, o "Não Me Perturbe" pode entrar em contato para confirmar se você deseja manter o bloqueio ou renovar a solicitação. Como medida de segurança, a plataforma informa que não envia e-mails com arquivos executáveis e não solicita dados pessoais ou bancários.

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Veja também como bloquear chamadas de números não salvos no seu celular.