Como ativar o Modo de Segurança em seu smartphone Android?

Por Giancarlo Silva

Geralmente, usuários de smartphones Android são mais entusiasmados que o normal e gostam de testar todas as possibilidades de uso de seus gadgets instalando e desinstalando vários aplicativos diferentes. Embora esta prática seja excelente para encontrar ferramentas úteis, ela também pode acabar causando alguns problemas.

Às vezes, instalamos sem perceber algum aplicativo nocivo e, como resultado, surgem pop-ups indesejados, aplicativos maliciosos extras instalados sem permissão ou lentidão geral no sistema. Não raramente, é difícil fazer um diagnóstico para descobrir se a desinstalação do app malicioso resolve o problema ou se o Android foi comprometido de uma forma mais profunda. Pensando nisso, o Google implementou o Modo de Segurança para ajudar a resolver esses tipos de problema no sistema.

O Modo de Segurança funciona desativando todo e qualquer aplicativo de terceiros no momento em que o usuário liga o celular e dá boot no sistema. Apenas os aplicativos do próprio Google e scripts essenciais para o funcionamento do smartphone funcionam com este modo ativado, o que permite ao usuário procurar a causa do problema mais tranquilamente. Aprenda agora a ativar o Modo de Segurança em seu celular Android:

Método 01

Com o seu celular ligado, pressione o botão físico de ligar/desligar até que apareça as opções de desligar, reiniciar, modo avião, etc na tela. Depois, pressione por alguns a opção "Desligar" até que uma caixa de diálogo perguntando se você deseja reiniciar o smartphone em modo de segurança apareça. Toque em OK para confirmar e aguarde a reinicialização do sistema.

Android - Modo de Segurança

Método 02

Ligue seu smartphone e, no momento em que o logotipo da fabricante aparecer, pressione e segure o botão de diminuir o volume até o sistema terminar de inicializar. Dessa forma, o Android entrará automaticamente em Modo de Segurança.

Android - Modo de Segurança

Em ambos os métodos a frase "Modo de Segurança" aparecerá translúcida na parte de baixo da tela, indicando que o procedimento foi feito com sucesso. Para sair desse modo, basta reiniciar o gadget.

Ambos os métodos podem ser feitos em aparelhos das marcas Sony, LG, HTC, Huawei, Nexus e em alguns modelos da Motorola. Em nossos testes, o Motorola Razr D1 com sistema atualizado para a versão 4.4.2 KitKat não disponibilizou o Modo de Segurança, dando a entender que ele foi retirado pela fabricante no último update.

O método de ativação do Modo de Segurança também pode variar dependendo da versão do Android instalada no aparelho (caso seja uma versão desatualizada, por exemplo) e das modificações feitas por cada fabricante. Portanto, vale a pena consultar o manual de instruções ou o suporte técnico da fabricante de seu smartphone.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.