Como mudar e definir os aplicativos padrão no celular Android

Como mudar e definir os aplicativos padrão no celular Android

Por Diego Sousa | 17 de Maio de 2020 às 09h00
Reprodução/Android 4 Cill

Uma das vantagens do sistema operacional Android em relação à concorrência é a possibilidade de definir uma série de aplicativos padrão para executar diversas tarefas. Ou seja, você pode ter até quatro navegadores instalados no seu celular, mas escolher o principal que será aberto quando você carrega um conteúdo relacionado.

Se você não sabe como definir ou mudar os aplicativos padrão do seu celular Android, o Canaltech preparou um tutorial que ensinará, passo a passo, a realizar o processo. Vale ressaltar que, dependendo do modelo, alguns passos podem sofrer alterações, já que cada fabricante possui sua própria versão do Android. O dispositivo usado para fazer este tutorial foi um Galaxy S8+, da Samsung.

Como definir aplicativos padrão no Android

Passo 1: acesse as configurações do seu celular. Na maioria dos modelos, é representado por um ícone de engrenagem;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 2: clique na opção “Aplicativos”;

Passo 3: acesse o menu de opções, representado por um ícone de três pontinhos, na lateral superior direita;

Aplicativos padrão são abertos assim que você executa uma ação relacionada (Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 4: clique na opção “Aplicativos padrão” para acessar a seleção de setores para definir. No modelo usado para o tutorial, é possível definir navegador, discador, app de mensagem e serviço de pagamentos padrões.

Processo é bastante simples e permite definir os apps padrão do seu smartphone (Foto: Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech)

Ao clicar em uma das opções, você consegue escolher entre os aplicativos respectivos instalados no seu dispositivo. Por exemplo, na opção “Aplicativo de navegador”, é possível escolher o Google Chrome em vez do Samsung Internet, solução própria da Samsung.

Como escolher aplicativo quando solicitado

Outro método para definir os aplicativos é escolhendo-os ao ser solicitado por uma tarefa. Por exemplo, quando você acessa um arquivo PDF e há mais de um serviço instalado no seu celular, ele solicitará a sua preferência. Confira o passo a passo:

Passo 1: clique num arquivo correspondente — link do navegador, mensagem de texto ou serviço de pagamento;

Passo 2: uma caixa de diálogo surgirá com os aplicativos relacionados disponíveis;

É possível definir se o app será padrão ou se vai querer ser perguntado da próxima vez novamente (Foto: Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 3: escolha a sua preferência e defina se quer deixá-la como padrão para as próximas vezes ou se prefere ser perguntado novamente;

Limpar padrões de aplicativos

Se você quiser redefinir os padrões dos aplicativos, fazendo com que o Android pergunte novamente qual app usar para abrir determinado link ou endereço de e-mail, por exemplo, há dois métodos: o primeiro redefine todas as preferências para apps desativados, restrições de notificações, aplicativos padrão, restrições de dados em segundo plano, restrições de permissões; o segundo, limpa somente aplicativos específicos. Confira o passo a passo:

Passo 1: acesse as configurações do seu celular;

Passo 2: clique na opção “Aplicativos”;

Passo 3: acesse o menu de opções, representado por um ícone de três pontinhos, na lateral superior direita;

Cuidado, pois a opção vai zerar todas as permissões dos aplicativos (Captura de tela: Diego Sousa/Canaltech)

Passo 4: clique na opção “Reiniciar preferências dos aplicativos”.

Caso queira limpar os padrões de um aplicativo específico, é muito mais simples. Procure pelo aplicativo na opção “Aplicativos” e clique em “Limpar padrões”.

Este tutorial ajudou? Deixe nos comentários a sua opinião.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.