Publicidade

Celulares Android poderão compartilhar senha do Wi-Fi por proximidade

Por| 21 de Janeiro de 2021 às 07h30

Link copiado!

Franck/Unsplash
Franck/Unsplash

Mesmo com soluções práticas para compartilhar a senha do Wi-Fi, nem todos os celulares são compatíveis com os mesmos sistemas, caso dos códigos QR. Uma modificação recente no código-fonte do Android incluiu uma opção para usar o recurso de “compartilhar por proximidade” (nearby share, semelhante ao AirDrop da Apple), método que poderá ser incorporado à versão 12 do sistema.

A novidade aproveita o recurso de compartilhamento rápido do celular para dividir a senha do Wi-Fi, de modo mais direto e rápido do que a atual opção de exibir e fotografar um QR Code.

As alterações enviadas para o repositório de desenvolvimento do Android modificam a tela atual de geração do código QR para incluir a opção de uso do compartilhamento por proximidade.

Continua após a publicidade

O sistema deve respeitar o funcionamento da ferramenta, que exige que tanto o remetente quanto o destinatário concordem com a comunicação, diminuindo as chances de um compartilhamento acidental.

A modificação de sistema ainda não foi integrada à versão oficial AOSP, então a novidade não deve integrar as primeiras edições de testes do Android 12 (DP, prévia de desenvolvimento), esperada para os próximos meses. Mas é possível que seja incorporada até o lançamento das versões beta, que devem ser disponibilizadas no segundo semestre.

Fonte: Google via XDA Developers