Como usar o Nearby Share no seu celular Android

Como usar o Nearby Share no seu celular Android

Por Felipe Freitas | 11 de Dezembro de 2020 às 12h40
Reprodução/Google

Transferir arquivos com facilidade já é uma realidade para usuários do sistema Android. Com o recurso "Nearby Share" traduzido como "Compartilhamento por proximidade", trata-se de um recurso que permite o compartilhamento instantâneo de arquivos, links e fotos entre smartphones Android, em uma distância de até 30 metros. Esse recurso está disponível para os usuários a partir de sua versão Marshmallow (6°versão do Android).

Nessa perspectiva, o recurso funciona de maneira parecida com o AirDrop da Apple, quanto ao compartilhamento rápido de arquivos entre dispositivos. Para fazer uma transferência com o Nearby Share, basta selecionar a opção de compartilhar e tocar em "Compartilhamento por proximidade", assim, seu smartphone poderá buscar os aparelhos próximos e permitirá que você escolha para qual dispositivo será enviada a solicitação de transferência.

Dessa forma, além de agilizar a transferência de arquivos e oferecer uma padronização no Android, o método de transferência também é criptografado, ou seja, garante que informações de contato não sejam compartilhadas para outra pessoa. Confira em nossa matéria como usar o Nearby Share em seu celular Android.

Como usar o Nearby Share em seu celular Android 

Passo 1: para utilizar o compartilhamento por proximidade, toque em "Compartilhar" com o arquivo que você deseja transferir selecionado;

Toque em "Compartilhar"com o arquivo que deseja transferir selecionado - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: em seguida, selecione a opção "Compartilhar por proximidade";

Então selecione a opção de "Compartilhamento por proximidade" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: feito isso, seu dispositivo utilizará algumas configurações para encontrar outros smartphones próximos de você, é necessário estar com o GPS e Bluetooth ativo;

Então será necessário estar com o GPS e Bluetooth ativo para localizar dispositivos - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas) 

Passo 4: ao encontrar dispositivos, você poderá enviar uma solicitação de transferência de arquivo para o dono do dispositivo;

Então selecione para qual dispositivo você deseja transferir - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 5: após enviar a solicitação basta esperar pelo usuário do dispositivo;

Então você deverá aguardar até que o usuário do dispositivo selecionado aceite a solicitação - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 6: por fim, seu arquivo terá sido transferido com sucesso.

Então seu arquivo terá sido enviado com sucesso - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora você sabe como usar o Nearby Share no seu celular Android. E você? Já conhecia essa função? Comente sua experiência com o compartilhamento por proximidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.