Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celulares Android poderão enviar e receber apps sem conexão à internet

Por| 04 de Dezembro de 2020 às 08h04

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google anunciou um novo recurso para o Android que permitirá usar o sistema de “Compartilhar por proximidade” para apps da Play Store. A novidade ativa o envio e recebimento de aplicativos no celular sem estar conectado à internet — seja por 4G/5G ou Wi-Fi —, estabelecendo uma conexão de rede direta entre os aparelhos.

O sistema funcionará a partir da própria loja de aplicativos. A tela “Meus apps e jogos” receberá uma nova opção “Compartilhar apps” que, ao ser ativada, permitirá selecionar os aplicativos para envio.

O destinatário precisa estar com o modo de recepção ativado para baixar os aplicativos. O que geralmente é acionado a partir dos atalhos de configuração do sistema, com a opção "Compartilhar por proximidade" (Nearby Share, em inglês)

Continua após a publicidade

Com a nova ferramenta, o usuário poderá economizar consideravelmente a franquia de dados caso precise de um aplicativo não instalado no celular — desde que algum amigo por perto o tenha instalado, claro. O sistema não deve ajudar tanto no caso de alguns apps que exigem o download posterior de dados, por exemplo alguns jogos, mas pode ser útil em locais com cobertura deficiente de operadoras móveis.

Segundo o Google, a novidade deve ser distribuída “nas próximas semanas”, provavelmente com alguma atualização futura do Google Play Services.

Fonte: Google