Publicidade

Android TV é o sistema que mais cresce em TVs, mas mercado ainda é pequeno

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Google
Google

O Android TV, sistema operacional do Google para televisores inteligentes, é a plataforma que mais cresceu no último trimestre de 2021. Impulsionado pela experiência do Google TV, os esforços dos desenvolvedores para implantar melhorias no último ano parece ter surtido resultado.

Apesar da expansão, a participação do mercado da América do Norte, o principal do mundo, ainda é bastante fraca no comparativo com os correntes. A pesquisa da Conviva usou o tempo de visualização para determinar a participação de cada plataforma. Embora não reflita vendas propriamente ditas, os números revelam dados importantes para o segmento e trazem uma boa visão dos hábitos do usuário.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Conforme o relatório, o Android TV teve um aumento de 42% de utilização no quarto trimestre de 2021, em comparação com igual período de 2020. O crescimento foi relativamente maior que as dominantes do setor: Samsung obteve 27% a mais, enquanto a LG alcançou incríveis 36%. O Roku ficou na quarta colocação com apenas 12% em relação ao ano anterior.

Outras plataformas que entregam serviços de streaming, como PlayStation e Xbox, tiveram encolhimento no uso, o que é esperado quando as pessoas finalmente conseguem comprar uma smartTV de qualidade. Amazon Fire TV e Apple TV também ficaram no negativo, embora menos do que as plataformas de games.

Chromecast com Android TV

Um caso que chama a atenção é o Chromecast. O dispositivo do Google estava estagnado há algum tempo, afinal a companhia parou de comercializar a maioria dos modelos e deixou apenas a solução mais cara no mercado. Há rumores, inclusive, que todos os produtos serão descontinuados para dar lugar a um Chromecast FHD com o sistema operacional Android TV embutido.

Quando os números olham para uma perspectiva mundial, dá para ver como o Android TV ainda precisa crescer. A plataforma é dominante apenas na Ásia, mercado no qual possui 51% do mercado, mas fica atrás dos concorrentes em todos os outros cenários.

Nos Estados Unidos, Canadá e México, a participação é de apenas 3% e o mercado é dominado pelos 41% do Roku. O Google havia anunciado um crescimento dos EUA de quase 80%, mas isso pode não significar muito em termos reais se a sua base instalada por pequena demais. Resta saber se a estratégia com o Chromecast poderia impulsionar o software do Google para se tornar o líder no segmento de televisores inteligentes.

Fonte: Conviva