Android TV é o sistema que mais cresce em TVs, mas mercado ainda é pequeno
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Android TV, sistema operacional do Google para televisores inteligentes, é a plataforma que mais cresceu no último trimestre de 2021. Impulsionado pela experiência do Google TV, os esforços dos desenvolvedores para implantar melhorias no último ano parece ter surtido resultado.
- Android TV x Google TV: quais as diferenças entre os dois sistemas?
- Android TV 12 é lançado oficialmente, mas você ainda não pode usá-lo
Apesar da expansão, a participação do mercado da América do Norte, o principal do mundo, ainda é bastante fraca no comparativo com os correntes. A pesquisa da Conviva usou o tempo de visualização para determinar a participação de cada plataforma. Embora não reflita vendas propriamente ditas, os números revelam dados importantes para o segmento e trazem uma boa visão dos hábitos do usuário.
Conforme o relatório, o Android TV teve um aumento de 42% de utilização no quarto trimestre de 2021, em comparação com igual período de 2020. O crescimento foi relativamente maior que as dominantes do setor: Samsung obteve 27% a mais, enquanto a LG alcançou incríveis 36%. O Roku ficou na quarta colocação com apenas 12% em relação ao ano anterior.
Outras plataformas que entregam serviços de streaming, como PlayStation e Xbox, tiveram encolhimento no uso, o que é esperado quando as pessoas finalmente conseguem comprar uma smartTV de qualidade. Amazon Fire TV e Apple TV também ficaram no negativo, embora menos do que as plataformas de games.
Chromecast com Android TV
Um caso que chama a atenção é o Chromecast. O dispositivo do Google estava estagnado há algum tempo, afinal a companhia parou de comercializar a maioria dos modelos e deixou apenas a solução mais cara no mercado. Há rumores, inclusive, que todos os produtos serão descontinuados para dar lugar a um Chromecast FHD com o sistema operacional Android TV embutido.
Quando os números olham para uma perspectiva mundial, dá para ver como o Android TV ainda precisa crescer. A plataforma é dominante apenas na Ásia, mercado no qual possui 51% do mercado, mas fica atrás dos concorrentes em todos os outros cenários.
Nos Estados Unidos, Canadá e México, a participação é de apenas 3% e o mercado é dominado pelos 41% do Roku. O Google havia anunciado um crescimento dos EUA de quase 80%, mas isso pode não significar muito em termos reais se a sua base instalada por pequena demais. Resta saber se a estratégia com o Chromecast poderia impulsionar o software do Google para se tornar o líder no segmento de televisores inteligentes.
Fonte: Conviva