Publicidade

Android TV 12 é lançado oficialmente, mas você ainda não pode usá-lo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Dezembro de 2021 às 09h48

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google lançou nesta quarta-feira (1°) a versão estável do Android 12 para televisões (Android TV e Google TV). Por enquanto, porém, somente smart TVs com o dongle oficial ADT-3 podem acessar a nova versão do sistema operacional.

A “estreia” do Android 12 para televisões acontece meses depois do lançamento do sistema para celulares — e, de certa forma, segue padrões semelhantes. Quando o Google liberou o SO em outubro, só a versão “mais pura” dele (a AOSP) ficou disponível para o público, útil somente para programadores interessados nele.

Continua após a publicidade

O dispositivo ADT-3 se parece com um dongle comum, mas seu propósito é dar base para desenvolvimento de novas ferramentas para smart TVs. É justamente por essa razão que a maioria dos usuários desse dispositivo são programadores, não consumidores comuns.

Android TV 12 com menus 4K e mais

Quanto ao novo sistema operacional para TVs do Google, há uma variedade de adições interessantes. As novidades que chegam às televisões com sistema da gigante são: indicadores de uso de câmera e microfone (e bloqueadores desses componentes); interface e menus do SO renderizados em 4K; suporte a HDMI 2.0 CEC; e um monte de ajustes visuais em animações e design de elementos — incluindo uma tela de inicialização renovada.

Atualmente, o Android 12 para Android TV e Google TV é distribuído gradativamente entre usuários com ADT-3 via OTA (“over the air”). Também dá para fazer o download manual a partir do centro para desenvolvedores do Google. Infelizmente, não existe previsão para o lançamento mais amplo dessa grande atualização, mas fique ligado no Canaltech para saber assim que o update estiver disponível.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers, 9to5Google, Google