Android TV 11 promete melhor desempenho em games e criação de apps facilitada

Por Rubens Eishima | 12 de Agosto de 2020 às 07h00

Apesar do foco em celulares, a programação do Google para as 11 semanas de Android dedicou a última edição para outros aparelhos. Um dos destaques é o sistema Android TV que também receberá algumas novidades na próxima versão, incluindo um modo otimizado para jogos, teste de apps sem instalação, assinaturas simplificadas e um teclado Gboard redesenhado.

Um dos anúncios feitos pelo Google é que a Panasonic se juntou ao ecossistema Android TV, totalizando sete das dez principais marcas de TV do mundo usando o sistema do Google. Antes, a fabricante japonesa usava exclusivamente um sistema próprio, baseado no antigo Firefox OS para smart TVs.

O crescimento do sistema não acontece apenas no número de fabricantes. O Google anunciou que o número de usuários cresceu 80% em relação a doze meses atrás. Já o número de aplicativos saltou de 5.000 ha um ano para 7.000 atualmente.

Modo para jogos

Assim como os novos PlayStation 5 e Xbox Series X, o Android TV também ganhará suporte ao recurso Auto Low Latency Mode (ALLM), que informa a TV para desativar o pós-processamento de imagem. O ALLM melhora o tempo de resposta (latência) na exibição das imagens, desligando recursos da TV como upscaling e suavização de frames. Apesar desses recursos potencialmente melhorarem a qualidade da exibição, a sua aplicação causa um pequeno atraso ao mostrar a imagem recebida do console ou aparelho de streaming.

Apesar de o Google não informar, o recurso requer uma televisão compatível, caso das TVs “certificadas para o PS5”, ou aparelhos com suporte ao padrão HDMI 2.1. No caso dos aparelhos de streaming, vale o mesmo requisito.

O benefício para os donos de aparelhos compatíveis são respostas na tela mais rápidas aos comandos executados no controle, o que pode ajudar nos jogos mais competitivos.

Assinaturas mais fáceis

Assim como já anunciou no sistema para smartphones, o Google também prometeu um processo de assinatura de apps e serviços facilitado na televisão. O novo fluxo de cadastro exige menos cliques e funciona de maneira padronizada, mas requer que os aplicativos sejam adaptados para o novo sistema.

Apps e games podem ser testados sem instalação (imagem: Google/reprodução)

Uma novidade já à disposição dos usuários é a opção de experimentar um aplicativo ou game sem precisar baixá-lo por completo. O recurso “Testar agora” é exibido em apps compatíveis ao lado da opção “Instalar” na Play Store. Segundo o Google, a função trabalha em aparelhos com o sistema Android TV 9 ou superiores.

Outras novidades anunciadas

Criadores de aplicativos para Android TV terão acesso a melhorias específicas para TVs no emulador do sistema. A ferramenta finalmente terá acesso ao Google Play, permitindo simular melhor o uso do sistema por um cliente, inclusive a oferta de assinaturas.

Teclado no Android TV ganha novo visual, com layout QWERTY, e reconhecimento de voz (imagem: Google/reprodução)

Já o aplicativo de teclado Gboard oferecerá a opção de preenchimento de campos com reconhecimento de voz, facilitando completar cadastros ou configurar uma rede Wi-Fi, por exemplo. O teclado também apresentará um visual mais próximo ao do app no celular, com opções de alinhamento na esquerda, direita ou centralizado.

O Gboard no Android TV também oferecerá sugestões automáticas de palavras, recurso que tem se espalhado pelos diferentes serviços do Google. Por fim, a organização das letras por ordem alfabética dará lugar ao layout QWERTY, como no celular.

Compre smart TV com Android TV

Assim como celulares, as smart TVs também possuem sistema operacional, sendo o Android TV apenas uma das diversas opções. Listamos abaixo alguma das melhores alternativas com o ambiente virtual do Google para você comprar:

Smart TV em promoção no Canaltech Ofertas

Quer receber os melhores preços de smart TVs sem precisar gastar dias ou até semanas pesquisando por eles? Então chegou a hora de conhecer o Canaltech Ofertas, nossa área especial para quem quer economizar de verdade! Além disso, também temos grupos no WhatsApp e Telegram para facilitar ainda mais a sua vida. Não perca tempo e conheça:

Fonte: Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.