Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android TV 11 promete melhor desempenho em games e criação de apps facilitada

Por| 12 de Agosto de 2020 às 07h00

Link copiado!

Android TV 11 promete melhor desempenho em games e criação de apps facilitada
Android TV 11 promete melhor desempenho em games e criação de apps facilitada

Apesar do foco em celulares, a programação do Google para as 11 semanas de Android dedicou a última edição para outros aparelhos. Um dos destaques é o sistema Android TV que também receberá algumas novidades na próxima versão, incluindo um modo otimizado para jogos, teste de apps sem instalação, assinaturas simplificadas e um teclado Gboard redesenhado.

Um dos anúncios feitos pelo Google é que a Panasonic se juntou ao ecossistema Android TV, totalizando sete das dez principais marcas de TV do mundo usando o sistema do Google. Antes, a fabricante japonesa usava exclusivamente um sistema próprio, baseado no antigo Firefox OS para smart TVs.

O crescimento do sistema não acontece apenas no número de fabricantes. O Google anunciou que o número de usuários cresceu 80% em relação a doze meses atrás. Já o número de aplicativos saltou de 5.000 ha um ano para 7.000 atualmente.

Continua após a publicidade

Modo para jogos

Assim como os novos PlayStation 5 e Xbox Series X, o Android TV também ganhará suporte ao recurso Auto Low Latency Mode (ALLM), que informa a TV para desativar o pós-processamento de imagem. O ALLM melhora o tempo de resposta (latência) na exibição das imagens, desligando recursos da TV como upscaling e suavização de frames. Apesar desses recursos potencialmente melhorarem a qualidade da exibição, a sua aplicação causa um pequeno atraso ao mostrar a imagem recebida do console ou aparelho de streaming.

Apesar de o Google não informar, o recurso requer uma televisão compatível, caso das TVs “certificadas para o PS5”, ou aparelhos com suporte ao padrão HDMI 2.1. No caso dos aparelhos de streaming, vale o mesmo requisito.

Continua após a publicidade

O benefício para os donos de aparelhos compatíveis são respostas na tela mais rápidas aos comandos executados no controle, o que pode ajudar nos jogos mais competitivos.

Assinaturas mais fáceis

Assim como já anunciou no sistema para smartphones, o Google também prometeu um processo de assinatura de apps e serviços facilitado na televisão. O novo fluxo de cadastro exige menos cliques e funciona de maneira padronizada, mas requer que os aplicativos sejam adaptados para o novo sistema.

Continua após a publicidade

Uma novidade já à disposição dos usuários é a opção de experimentar um aplicativo ou game sem precisar baixá-lo por completo. O recurso “Testar agora” é exibido em apps compatíveis ao lado da opção “Instalar” na Play Store. Segundo o Google, a função trabalha em aparelhos com o sistema Android TV 9 ou superiores.

Outras novidades anunciadas

Criadores de aplicativos para Android TV terão acesso a melhorias específicas para TVs no emulador do sistema. A ferramenta finalmente terá acesso ao Google Play, permitindo simular melhor o uso do sistema por um cliente, inclusive a oferta de assinaturas.

Continua após a publicidade

Já o aplicativo de teclado Gboard oferecerá a opção de preenchimento de campos com reconhecimento de voz, facilitando completar cadastros ou configurar uma rede Wi-Fi, por exemplo. O teclado também apresentará um visual mais próximo ao do app no celular, com opções de alinhamento na esquerda, direita ou centralizado.

O Gboard no Android TV também oferecerá sugestões automáticas de palavras, recurso que tem se espalhado pelos diferentes serviços do Google. Por fim, a organização das letras por ordem alfabética dará lugar ao layout QWERTY, como no celular.

Continua após a publicidade

Compre smart TV com Android TV

Assim como celulares, as smart TVs também possuem sistema operacional, sendo o Android TV apenas uma das diversas opções. Listamos abaixo alguma das melhores alternativas com o ambiente virtual do Google para você comprar:

Smart TV em promoção no Canaltech Ofertas

Continua após a publicidade

Quer receber os melhores preços de smart TVs sem precisar gastar dias ou até semanas pesquisando por eles? Então chegou a hora de conhecer o Canaltech Ofertas, nossa área especial para quem quer economizar de verdade! Além disso, também temos grupos no WhatsApp e Telegram para facilitar ainda mais a sua vida. Não perca tempo e conheça:

Fonte: Google