Android 11 promete facilitar preenchimento automático de formulários e senhas

Por Felipe Junqueira | 11 de Agosto de 2020 às 07h00
Rubens Eishima/Canaltech

Desde a versão 9, o Android já oferece o preenchimento automático de senhas e formulários que facilita bastante a navegação na internet e até mesmo a configurar um novo celular, com login mais rápido em cada aplicativo. No Android 11, esse preenchimento será integrado ao teclado para ficar ainda mais simples.

Uma publicação do Android Developers, direcionado a desenvolvedores, explica que “a partir do Android 11, teclados e outros editores de método de entrada (IMEs) podem mostrar sugestões de autopreenchimento”. Em outras palavras, as senhas e informações de formulário, como nome e endereço, poderão ser exibidas como sugestão do teclado.

Ou seja, ao tocar em um campo de preenchimento, o Android 11 vai usar o nome da caixa para sugerir, como se fosse uma indicação do teclado, a informação a ser colocada. Isso facilita não apenas logar em aplicativos e sites, mas também a preencher formulários de cadastro e afins.

Autopreenchimento de formulários será integrado aos teclados no Android 11 (Imagem: Felipe Junqueira/Canaltech)

Para quem está preocupado com a segurança, o documento do Android Developers explica que o método de entrada — na maioria dos casos, um teclado — só vai ver a informação a ser preenchida na hora que você tocar no campo. Isso significa que o app não terá acesso às suas senhas e números de cartão de crédito o tempo todo.

Se você já utilizou o autopreenchimento no Android 9 ou 10, deve ter notado que o recurso não funciona da maneira fluida como era de se esperar. Muitas vezes demora para o sistema entender que há um campo a ser completado e que tal informação já foi salva pelo usuário antes. A mudança no Android 11 promete acelerar o processo e tornar a função ainda mais simples.

Já é possível experimentar a nova função pelo Google Chrome em qualquer versão do Android. Para isso, é necessário acessar o chrome://flags na barra de endereços do navegador e ativar as três opções disponíveis ao buscar por "keyboard accessory".

Fonte: Android Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.