Publicidade

Android prepara recurso nativo para converter chip em eSIM

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2024 às 10h39

Link copiado!

Alok Sharma/Unsplash/Google
Alok Sharma/Unsplash/Google
Tudo sobre Google

A versão Beta 3 do Android 14 QPR2, lançada nessa quarta-feira (10), deu nova indicação de que o sistema operacional deve ganhar em breve o recurso para converter o SIM físico em eSIM e facilitar a configuração dos chips. Na página de ajustes do sistema, um novo botão de conversão de chip foi introduzido, mas a operação ainda não está disponível.

Já faz algum tempo que o Android prepara essa função para o público. Há um ano, uma versão do sistema para desenvolvedores começou a apresentar um descritivo sobre o recurso em seu código.

Segundo esses indícios, o modo de conversão para eSIM no Android deve utilizar o aplicativo chamado SIM Manager que virá pré-instalado no sistema. O app já é usado na linha Pixel do Google para oferecer suporte a múltiplos chips e recursos de rede em segundo plano.

Continua após a publicidade

Conversão para eSIM no Android

A opção de converter os chips físicos em eSIM oferece mais segurança e comodidade ao público. O SIM em versão digital oferece algumas vantagens em relação ao chip tradicional, como:

  • Facilidade de ativação e cancelamento;
  • Portabilidade facilitada entre operadoras;
  • Atualização remota, sem necessidade de trocar chips.

Além disso, o eSIM elimina o uso do slot para chips físicos, o que pode ser vantajoso em aparelhos que não possuem múltiplas entradas.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Por enquanto, o recurso de converter para eSIM ainda não está disponível nativamente no Android. A versão QPR2 Beta 3 do Android 14 para a linha Pixel apenas reforça o desenvolvimento dessa função, mas não há uma previsão de lançamento do recurso para o público.

Conversão para eSIM no iPhone

Já os donos de iPhone contam há algum tempo com a opção de conversão de chips das operadoras no iOS. A ação pode ser realizada através das configurações do sistema operacional ao instalar um SIM físico no celular ou transferir um eSIM de outro modelo.