Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 15 vai silenciar notificações repetidas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Fevereiro de 2024 às 10h19

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

A primeira versão prévia para desenvolvedores (Developer Preview) do Android 15 chegou na sexta-feira (16) e trouxe um recurso chamado “notification cooldown”, que diminui o volume de notificações de forma gradativa quando a pessoa recebe muitos avisos seguidos vindos do mesmo aplicativo. Essa funcionalidade apareceu pela primeira vez no Android 14 QPR2 Beta.

Cada vez mais baixo

A novidade poderá ser útil para quem se incomoda com o alerta frequente vindo de mensageiros ou outros programas, mas não quer desativar completamente os toques do aparelho.

Continua após a publicidade

Na prévia do sistema operacional, é possível encontrar a opção na parte de notificações em “Configurações”, como apontado pelo jornalista de tecnologia Mishaal Rahman em seu perfil do X (antigo Twitter).

Curiosamente, não há um botão de ligar ou desligar a função na imagem postada por Rahman. Há apenas a descrição do recurso, que diz: “reduza gradualmente o volume de notificação quando você receber muitas notificações sucessivas do mesmo aplicativo”.

Vale lembrar que o Android 15 foi oficialmente anunciado pelo Google no dia 16 de fevereiro, mesma data da chegada da build de testes.

Continua após a publicidade

Versão prévia do sistema operacional traz mais funções

Mishaal Rahman mencionou outras funcionalidades que marcam presença na versão Beta para desenvolvedores do Android 15. Uma delas traz o feedback tátil quando a pessoa ajusta o brilho da tela através do controle deslizante de Configurações Rápidas. Isso já estava em testes há alguns meses, mas surgiu como padrão na build recém-liberada.

Além disso, a prévia do SO traz de volta o recurso de continuar a usar aplicativos quando o telefone estiver dobrado, que foi adicionado no Android 14 QPR1 Beta 1, mas removido das versões Beta lançadas posteriormente — obviamente, isso se aplica a aparelhos dobráveis.

Só resta esperar pela versão estável do Android 15 para ver se as novidades acima marcarão presença. Segundo o Google, isso deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano.