Android 15 vai silenciar notificações repetidas
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco | •
A primeira versão prévia para desenvolvedores (Developer Preview) do Android 15 chegou na sexta-feira (16) e trouxe um recurso chamado “notification cooldown”, que diminui o volume de notificações de forma gradativa quando a pessoa recebe muitos avisos seguidos vindos do mesmo aplicativo. Essa funcionalidade apareceu pela primeira vez no Android 14 QPR2 Beta.
Cada vez mais baixo
A novidade poderá ser útil para quem se incomoda com o alerta frequente vindo de mensageiros ou outros programas, mas não quer desativar completamente os toques do aparelho.
Na prévia do sistema operacional, é possível encontrar a opção na parte de notificações em “Configurações”, como apontado pelo jornalista de tecnologia Mishaal Rahman em seu perfil do X (antigo Twitter).
Curiosamente, não há um botão de ligar ou desligar a função na imagem postada por Rahman. Há apenas a descrição do recurso, que diz: “reduza gradualmente o volume de notificação quando você receber muitas notificações sucessivas do mesmo aplicativo”.
Vale lembrar que o Android 15 foi oficialmente anunciado pelo Google no dia 16 de fevereiro, mesma data da chegada da build de testes.
Versão prévia do sistema operacional traz mais funções
Mishaal Rahman mencionou outras funcionalidades que marcam presença na versão Beta para desenvolvedores do Android 15. Uma delas traz o feedback tátil quando a pessoa ajusta o brilho da tela através do controle deslizante de Configurações Rápidas. Isso já estava em testes há alguns meses, mas surgiu como padrão na build recém-liberada.
Além disso, a prévia do SO traz de volta o recurso de continuar a usar aplicativos quando o telefone estiver dobrado, que foi adicionado no Android 14 QPR1 Beta 1, mas removido das versões Beta lançadas posteriormente — obviamente, isso se aplica a aparelhos dobráveis.
Só resta esperar pela versão estável do Android 15 para ver se as novidades acima marcarão presença. Segundo o Google, isso deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano.