Como desativar notificações no Android

Como desativar notificações no Android

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 05 de Janeiro de 2022 às 11h00
André Magalhães/Canaltech

Com tantos aplicativos instalados, as notificações frequentes podem atrapalhar a sua concentração e ocupar espaço na tela do seu Android. Nesse caso, desativar as notificações do celular pode ser uma maneira interessante para reduzir distrações e focar nas mensagens ou avisos importantes.

O Android disponibiliza dois caminhos diferentes para desativar notificações de um app: na própria lista de alertas mais recentes ou pelas configurações do aparelho. Há, também, a possibilidade de personalizar as suas notificações para receber apenas avisos específicos de seus apps instalados. Saiba como!

Como desativar notificações no Android ao deslizar a tela

  1. Deslize a tela de cima para baixo para acessar a lista de alertas mais recentes. Em seguida, toque e mantenha pressionado sobre uma notificação para abrir mais opções;

  2. A aba aberta exibirá uma chave ao lado do nome do aplicativo. Desmarque-a para desativar todas as notificações desse app.
Deslize a tela e pressione para desativar as notificações de um app específico (Captura de tela: André Magalhães)

Como desativar notificações pelas configurações do Android

  1. Abra as configurações do seu celular e toque na opção “Notificações”;

  2. Em seguida, o Android listará os aplicativos com uso mais recente. Toque nas chaves para desativar as notificações;

  3. Para acessar opções avançadas, toque no nome de cada aplicativo. Em seguida, desmarque a a caixa "Exibir notificações" ou marque as opções para ativar alertas para apenas algumas situações.
Desative notificações de apps pelas configurações do Android (Captura de tela: André Magalhães)

Esses procedimentos foram feitos em um smartphone Samsung Galaxy S20 Fe, mas as mesmas etapas são necessárias em outros aparelhos Android.

Notificações silenciosas e de alerta

O Android possui duas categorias de notificação entre os apps: alerta ou silenciosa. No primeiro caso, o seu aparelho emite som ou vibração, exibe uma mensagem na tela de bloqueio e coloca um ícone do aplicativo no topo da tela, na barra de status. A notificação silenciosa, por outro lado, não emite som ou alerta de vibração. Para visualizá-la, é necessário deslizar a tela de cima para baixo.

Caso não queira desativar as notificações de um app, mas não considera o alerta necessário, é possível alterná-las para o modo silencioso. Para isso, toque e mantenha pressionado sobre um alerta e escolha essa opção.

Fonte: Ajuda do Android

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.